Sérgio Cabral é condenado novamente e penas somam 267 anos

É a 12ª condenação do ex-governador do Rio de Janeiro na Lava Jato

| Vagner Rosário//Veja
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) foi condenado a mais 33 anos, 3 meses e 13 dias de prisão. É a 12ª condenação dele na Lava Jato. Somadas, as penas chegam a 267 anos.

Esta denúncia trata de recebimento de propina da Odebrecht, no valor de US$ 3 milhões. A acusação diz que Cabral recebeu o valor através de uma empresa de fachada no exterior, em troca de benefícios à empreiteira nas obras realizadas pelo poder público.

Em nota, o ex-governador informou que vai recorrer e que vai manter a "postura de auxiliar as autoridades".

Nesta ação penal, segundo o advogado Márcio Delambert, Cabral não chegou a ser reinterrogado e ainda era atendido por outro advogado. Até então, ele não havia confessado o recebimento de propina.

Versão 'fantasiosa'

Na sentença condenatória, o juiz Marcelo Bretas assinala que a versão de Cabral era "fantasiosa" por dizer que os valores recebidos eram para caixa dois.

"A defesa desse acusado apresenta a fantasiosa tese de que os milhões de reais que recolhia, através de outros membros da organização criminosa montada, seriam apenas 'doações de campanha', e não propinas decorrentes de acordos espúrios firmados entre um governador de estado corrupto e empresas interessadas em contratar com o governo estadual", escreve.

No processo, foram condenados também o ex-secretário Wilson Carlos (18 anos e 4 meses) e Sérgio Castro de Oliveira, o Serjão, apontado como seu operador financeiro (7 anos e 6 meses de reclusão).

A defesa de Wilson Carlos disse que não vai se manifestar. A reportagem ainda não conseguiu contato com a defesa de Sérgio Castro de Oliveira.

Outros denunciados

Também eram réus neste processo Carlos Miranda, outro operador do esquema chefiado por Cabral, e os irmãos doleiros Marcelo e Renato Chebar. Mas o processo contra eles foi suspenso em razão dos acordos de delação premiada celebrados com o Ministério Público Federal.

Também foram denunciados os doleiros Vinicius Claret, conhecido como Juca Bala, e Claudio de Souza, também chamado de "Tony" e "Peter", e Timothy Scorah Lynn, que atuava como procurador de offshores criadas pela Odebrecht.

O processo contra eles foi desmembrado porque, na época de denúncia, eles estavam no exterior.

Vagner Rosário//Veja  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES