Serra da Capivara ganha exposição em Brasília

Mostra de André Pessoa esteve na Alemanha em 2017.

Exposição Serra da Capivara | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é conhecido por seus sítios arqueológicos e impressionantes pinturas rupestres, tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Estudos recentes apontam que vestígios milenares encontrados na região podem ser os mais antigos indícios da habitação humana na América.

Nessa segunda-feira (6), a Embaixada da Alemanha e a DFG – Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa abrem a exposição do fotojornalista pernambucano André Pessoa sobre a Serra da Capivara em Brasília, numa parceria com o Sesc.

 Pessoa tem fotos da Serra da Capivara publicadas em livros, jornais, revistas e sites no Brasil e no exterior. 

A mostra “Serra da Capivara: os mais antigos vestígios da povoação na América?” revela o trabalho arqueológico realizado na região e a fascinante biodiversidade e cultura locais, retratadas através do olhar cuidadoso do fotojornalista que é especializado em registros naturais e científicos e que vive no sertão do Piauí desde 1993. Pessoa tem fotos do Parque Nacional da Serra da Capivara publicadas em livros, jornais, revistas e sites no Brasil e no exterior. 

Também integra a exposição o documentário “Os primeiros americanos: uma incrível descoberta no Brasil”, da série Terra X, produzido pela emissora alemã ZDF e premiado em 2018 com o troféu VerCiência. O filme apresenta as últimas descobertas arqueológicas no local e, entre as pesquisas abordadas, está um projeto que investiga o surgimento do sedentarismo e da agricultura na América do Sul.

A exposição de André Pessoa já passou por Berlim e Bonn, na Alemanha entre 2017 e 2018, e no Brasil foi exposta no ano passado em Maceió e no Museu do Amanhã, na capital carioca, onde foi visitada por milhares de pessoas e ficou em cartaz até o último mês de fevereiro. 

Agora em três diferentes unidades do SESC, as imagens da Serra da Capivara revelarão ao público do Distrito Federal a inestimável importância e valor científico deste patrimônio, que transcende as fronteiras nacionais e desperta o interesse de pesquisadores de todo o mundo: a Serra da Capivara guarda pistas que podem ajudar a humanidade a escrever sua (pré-)história.

Serviço:

Exposição “Serra da Capivara: os mais antigos vestígios da povoação na América?” 

•    6 a 26 de maio – Sesc Gama 

•    3 a 23 de junho – Sesc Taguatinga Norte 

•    1º a 21 de julho – Sesc Ceilândia 

Horário de visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES