Serra da Capivara: Incêndio é controlado na região, mas novos focos surgem

Ao Meionorte.com, o secretário de Meio Ambiente de São Raimundo Nonato, André Landim, confirmou a informação, mas alertou que a guerra ainda não acabou.

rey | wry
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O incêndio na Serra dos Gringos, que fica localizada à 8 km do perímetro urbano da cidade de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí, está controlado após um intenso trabalho integrado de três dias. A região faz divisa com o Parque Nacional da Serra da Capivara, que era uma das principais preocupações das autoridades. Até o momento, não há mais riscos do fogo atingir o parque. 

A informação foi anunciada nesta quinta-feira (09) pela PARNA Serra da Capivara, organização governamental que está atuando diretamente no controle e combate aos incêndios, junto com as equipes da Prefeitura de São Raimundo Nonato, Brigada do Prevfogo, guarnição do Corpo de Bombeiros estadual, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e outras entidades, que potencializaram o combate aos focos. 

“Na noite de ontem a equipe de brigadistas do ICMBio, liderada pela Drª Marian Rodrigues, chefe do Parque, o coordenador de campo, servidor Expedito Mendes com apoio, em tempo real, da Coordenação de Combate de Incêndios Florestais -COIN de Brasília, passou a noite em combate, utilizando o método de contrafogo e rescaldo. O incêndio está controlado e sem riscos de chegar no Parque Nacional da Serra da Capivara”, pontuou.

Além disso, como medida preventiva, uma equipe está realizando rondas em todo perímetro das áreas atingidas, a fim de identificar possíveis focos ativos. “Em paralelo, o biólogo Drº Arnaldo, da Univasf e Conselheiro do Parque, está realizando um monitoramento nas áreas atingidas para verificar os danos à fauna e a necessidade de possíveis resgates. Ontem à noite a nossa equipe conseguiu resgatar várias apiários de pessoas da comunidade. Estamos em alerta máxima”, destacou. 

Ao Meionorte.com, o secretário de Meio Ambiente de São Raimundo Nonato, André Landim, confirmou a informação, mas chamou atenção para a situação de alerta, que ainda não passou. 

“Estou chegando agora da área do incêndio. A informação oficial repassada pelo PrevFogo é que o fogo está controlado, ou seja, vencemos a batalha, porém a guerra ainda não acabou, agora vem a hora mais quente do dia e com ventos mais fortes. Todas as equipes estão mobilizadas fazendo o rescaldo no local”, explicou. 

Novos focos 

Em nota, a Prefeitura de São Raimundo Nonato esclareceu que continua trabalhando para conter às chamas dos vários focos de incêndio no município e que outras regiões ainda estão sendo atingidas. 

“O fogo avança sempre no turno da tarde, por conta da alta temperatura e mata seca. Os focos são de difíceis acesso para combate, considerando vegetação muito fechada. Já no início da tarde desta quinta-feira, 09 outro foco de incêndio surgiu na PI-140 próximo à localidade Novo Zabelê. Este último a equipe da Prefeitura já está no local para combater às chamas”, diz trecho do comunicado, divulgado nas redes sociais. 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES