Servidores do TJ paralisam as suas atividades na capital

De acordo com a direção do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Piauí, a paralisação está ocorrendo em razão da necessidade de um reajuste

Greve está marcada para começar dia 17 de fevereiro | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Servidores do Tribunal de Justiça do Estado Piauí iniciaram na manhã de ontem a paralisação que havia sido programada no início do mês pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Piauí (SINDSJUS-PI).

A paralisação continua hoje com o objetivo de chamar atenção da administração do Tribunal de Justiça e da sociedade para as condições de trabalho degradantes, plantões abusivos e principalmente para a questão salarial que envolve implantação dos subsídios.

A categoria deseja um reajuste de pelo menos 9%. Segundo eles, apenas 4% deste aumento representaria um ganho real. O restante apenas corrigiria inflação do período.

De acordo com o presidente do SINDSJUS, Carlos Eugênio, tudo no Tribunal está parado e só os serviços emergenciais. ?Em cada secretaria há o mínimo necessário para atender demandas urgentíssimas?, relata o servidor.

Segundo Carlos, se o Tribunal não apresentar propostas aos servidores, a categoria vai deflagrar greve por tempo indeterminado no dia 17 de fevereiro.

Ele afirma que o Tribunal apresentou uma proposta de antecipação salarial de 4% sobre os subsídios de 2015.

Contudo, ele ressalta que o órgão não apresentou nenhuma proposta relacionada ao reajuste que foi aprovado na Lei Orçamentária e acrescenta que as outras reivindicações não foram consideradas. ?Não tivemos nenhuma resposta com relação a jornada extenuante e a precária situação dos fóruns?, declara.

Sobre a precária situação dos fóruns, o oficial de Justiça, Maércio Maia, conta que o teto da 2ª Vara de Execuções Penais desabou. Além disso, aponta que o prédio possui infiltrações e vazamentos.

?Hoje, no interior do Estado, mais de 60% das comarcas são ambientes completamente insalubres. Nós estamos reivindicando melhores condições de serviço, perdas salariais de 2013 para que sejam corrigidos e aplicados os percentuais?, destaca.

Maércio afirma também que há um déficit de funcionários e há necessidade de concursos. ?Também reivindicamos concurso público amplo e em todos níveis.

Uma vez que o quadro de pessoal permanente está 54% vago, ocupado por terceirizados. Enquanto isso, 100% dos cargos de comissão estão ocupados?, declara o agente.

Ontem ocorreu coletiva de imprensa ao meio-dia com o desembargador Ricardo Gentil Eulálio, que classificou a greve de inoportuna. A servidora Marinalva Santana informou que os servidores foram proibidos de entrar na coletiva. Isso teria indignado a categoria.

Em nota, o Tribunal de Justiça havia comprometido-se a apresentar e defender a antecipação de 4%, conforme proposta lançada na Comissão de Orçamento, totalizando um reajuste de 9% na tabela do subsídio referente ao ano de 2014.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES