Sesapi aprova realização de 12 mil cirurgias de catarata no PI em 2022

As cirurgias serão realizadas através de mutirões, que vão beneficiar todos os territórios piauienses

Reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB) | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto participou da última reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB) enquanto gestor da saúde. Ele deixa o cargo no próximo dia 31 de março.  Durante a reunião, foi aprovada a agenda de cirurgias eletivas que serão realizadas através de mutirões em 2022, com previsão de 12 mil cirurgias de catarata.

Segundo o secretário Florentino, as cirurgias de catarata fazem toda a diferença na qualidade de vida da população. “No ano passado, conseguimos realizar nove mil cirurgias de catarata no Piauí através dos mutirões. Este ano, vamos aumentar para 12 mil cirurgias, graças a emendas de parlamentares piauienses que somam R$ 28 milhões. Serão 12 mil piauienses que vão voltar a enxergar através a iniciativa do mutirão”, enfatiza o gestor.

Reunião realizada nesta terça-feira (22) | FOTO: Divulgação

Participaram da reunião, a Diretora da DIVISA, Tatiana Chaves; o Superintendente do Hospital Universitário da UFPI, Paulo Márcio; o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque; a vice-presidente do Cosems e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano; a Coordenadora Geral do Samu, Christianne Moura Fé e a Gerente de Atenção à Saúde Mental, Virginia da Silva. 

Durante a reunião da CIB, foram aprovadas:

  • Expansão do Samu Estadual com Implantação de uma Unidade de Suporte Avançado para a cidade de Luzilândia e uma Unidade de Suporte Básico para os municípios de Curral Novo do Piauí e Jardim do Mulato; 
  • Aumento do teto de Financiamento da Média e Alta Complexidade da Oncologia em Teresina; 
  • Financiamento e Recursos de Incremento para Estruturação do Centro de Parto Normal do Hospital Pedro Vasconcelos, localizado em Miguel Alves; 
  • Implantação da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental nos municípios de Demerval Lobão, Jerumenha e Arraial.  

Homenagens

Na reunião, o secretário Florentino recebeu homenagens e reconhecimento dos participantes como a vice-presidente do Cosems, Leopoldina Cipriano. Segundo ela, Florentino vai fazer falta na saúde do Estado por ter sido o gestor que mais dialogou com os Conselhos

O diretor do HU, Paulo Márcio, enfatizou o fato de Florentino ter escrito seu nome na página da medicina do Piauí pelas ações durante a pandemia. E agradeceu pelo seu trabalho à frente da pasta da saúde. 

Secretário Florentino Neto recebeu homenagens; ele deixa o cargo no dia 31 de março | FOTO: Divulgação

Emocionado, Florentino agradeceu as homenagens e disse que de todas as funções que já exerceu, ser secretário de saúde durante uma pandemia trouxe muito aprendizado. 

“Foram muitas lições durante toda a jornada, com embates fortes, mas respeitosos com todos. Pude sentir o peso da cadeira de secretário de saúde e fica a lição de que podemos fazer juntos um bom trabalho. Levo daqui o bem mais precioso que é a amizade de todos vocês”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES