Sesapi diz que 74 cidades não estão notificando os casos de dengue no Piauí

Secretário de Estado da Saúde destaca que é essencial o registro de notificações da doença.

Municípios não estão notificando os casos de dengue | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As equipes técnicas da coordenação de epidemiologia e do Centro de Informações e Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de estado da saúde (Sesapi) chamam a atenção para os municípios piauienses registrarem os casos de dengue notificados. Segundo análises das equipes da secretaria, até o momento dos 224 municípios do estado, 74 estão em estado silencioso, sem registrarem qualquer notificação.

Leia Mais

Segundo o último boletim epidemiológico de dengue da Secretaria de Saúde, na 15° semana epidemiológica o estado apresentou um aumento de 610% nos casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda segundo o boletim, o estado apresentou um aumento superior a 4000% nos casos de chikungunya.

74 municípios não estão notificand os casos de dengue (Foto: Divulgação)O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, destacou que é essencial que os municípios silenciosos passem a notificar os casos. “Apenas com as notificações sendo feitas nossas equipes técnicas conseguem verificar a realidade de cada um dos nossos municípios e dessa forma traçar estratégias junto a gestão municipal que possam ser efetivas na redução de novos casos, tanto de dengue como chikungunya”, destacou o secretário.

Buscando melhorar esse trabalho em conjunto com os municípios no enfrentamento a dengue e a chikungunya, membros da coordenação de epidemiologia da Sesapi e do CIEVS estão se reunindo com representante dos municípios piauienses para discutir sobre ações e estratégias contra a dengue, falar sobre sarampo, conversando com os municípios em situação de risco e chamar atenção para a questão das notificações de caso.

Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi, destaca a importância de ter esse diálogo direto com os municípios.

“Nesta quarta-feira nossas equipes estão em Joaquim Pires, reunidos com 23 municípios da Comissão Intergestora Regional da região dos cocais e com o município de Dom Inocêncio. Vamos trabalhar junto a esses municípios  a situação da Dengue e da Chikungunya, tratando de ações relativas a epidemiologia destes agravos, além de ações relativas ao ambiente para o controle da dengue”, explicou a coordenadora.

Ela destaca ainda que além do poder público é essencial a participação da população nesses trabalhos para o enfrentamento da dengue e chikungunya no estado.

“Além da questão das notificações, e enfrentamento ao mosquito com o carro fumacê é essencial que a população entenda que também precisa fazer sua parte. A literatura e as analises nos mostram que 80 dos criadouros do mosquito estão em ambientes domiciliares, para reduzirmos o risco de aumento de novos casos é necessário que as pessoas limpem bem suas casas, evitando deixar qualquer local propício para se tornar um criadouro do mosquito transmissor”, explica Amélia Costa.

Na próxima semana as equipes da Secretaria de Estado da Saúde deverão se reunir com municípios de mais duas regionais de saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES