Sesapi e Cosems se reúnem para reforçar medidas de enfrentamento à dengue

Participação da população nas medidas preventivas, uso do carro fumacê, exame laboratorial foram algumas das demandas.

Sesapi e Cosems se reúnem para reforçar medidas de enfrentamento à dengue | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Secretário de Estado da Saúde Neris Júnior,  se reuniu na manhã  desta sexta-feira (22) com a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Auridene Moreira, e a vice-presidente, Leopoldina Cipriano. Entre as pautas da reunião estão o reforço do enfrentamento a dengue nos municípios piauienses. No último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), referente a 15° semana do ano de 2022, o estado apresentou um aumento de 610% de novos casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado.

Para o secretário Neris Júnior, o trabalho em conjunto da Sesapi e do Cosems para reforçar o enfrentamento a dengue no estado é essencial para reduzir a taxa de novos casos que vem sendo notificados.

"Verificamos um grande aumento do número de casos por todo o estado nas últimas semanas. Nossas equipes técnicas já vem mantendo um contato com nossos municípios  buscando melhores estratégias para reduzir os  casos. Com essa atuação  conjunta ao Cosems esperamos ter maior efetividade das ações  para redução de casos", destacou o secretário.

Sesapi e Cosems se reúnem para reforçar medidas de enfrentamento  à dengue (Foto: Reprodução)

A presidente do Cosems, Auridene Moreira, destaca a importância dessa atuação conjunta, principalmente nos 28 municípios que vem apresentando maior impacto da doença atualmente.

"Buscamos essa aproximação  com a Sesapi para reforçar as ações  de enfrentamento a dengue e a chikungunya  no nosso estado através de um plano de contingência  mais efetivo. Esse diálogo procura identificar o que podemos estar trabalhando para orientar e reforçar os municípios das nossas regiões de saúde. Além disso, identificamos também a necessidade de um chamamento junto à população  para nos ajudar no enfrentamento a dengue", colocou a presidente do Cosems.

Leia Mais

Sensibilizar os municipios sobre a importância  da participação da população nas medidas preventivas, uso do carro fumacê, exame laboratorial foram algumas das demandas.

Sesapi e Cosems se reúnem para reforçar medidas de enfrentamento  à dengue (Foto: Reprodução)

O Secretário Neris Júnior reforça a necessidade dessa cooperação da população junto ao poder público para que o enfrentamento à dengue e a Chikungunya seja mais eficaz.

"Já estamos empregando o uso do carro fumacê  em alguns municípios e viabilizando este serviço para outras cidades piauienses, mas também precisamos que a população nos ajude. Nossas equipes já verificaram que mais de 80% dos criadouros de mosquito são localizados em ambientes domiciliares. Caso a população  ajude a eliminar esses locais propícios para o desenvolvimento do mosquito, teremos uma boa resposta no que diz respeito à redução de casos de dengue", destacou o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES