Sesapi elabora plano para fortalecer serviços de prevenção de HIV/IST

Durante esta semana, equipes dos três entes visitarão centros voltados ao atendimento destas doenças com intuito de fazer um diagnóstico situacional

Sesapi elabora plano para fortalecer serviços de prevenção de HIV/IST | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), junto com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), estão elaborando o projeto de fortalecimento das capacidades de prevenção combinada e cuidado contínuo em HIV/IST, que será aplicado em 2023. Durante esta semana, equipes dos três entes visitarão centros voltados ao atendimento destas doenças com intuito de fazer um diagnóstico situacional da rede de atenção e um panorama epidemiológico.

A coordenadora de IST da Sesapi, Karina Amorim, explica sobre as atividades que serão realizadas no decorrer dos próximos dias, e as estratégias que se pretende elaborar para a prevenção dessas doenças. “Durante esta semana as equipes visitarão os Centro de Testagem e Acolhimento, teremos reuniões com movimentos sociais e todos os atores que trabalham com estas ações, vamos também ao interior do estado nas cidades de Piripiri e Parnaíba para um  diagnóstico situacional da rede de atenção e um panorama epidemiológico, a fim de elaborar as ações para o para fortalecimento de serviços de prevenção de  HIV/IST”, disse.

Sesapi elabora plano de ação para fortalecer serviços de prevenção de HIV - Foto: Ascom

De acordo com a coordenadora técnica de IST do Ministério da Saúde, Graciele Araújo, o plano de ação será embasado em três eixos. “Vamos trabalhar no fortalecimento dos serviços de prevenção continuada na rede, eliminação da transmissão vertical e fortalecimento de ações de base comunitária junto a sociedade civil”, explica. 

No Piauí, no ano de 2021 foram notificados 798 casos de AIDS em idades que vão de 10 a 79 anos, sendo 616 casos em pessoas do sexo masculino e 182 no sexo feminino. Durante a reunião, que aconteceu na Sesapi, na terça-feira (08), o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, sugeriu que equipes de saúde mental também sejam inclusas nas ações direcionadas à prevenção de HIV/IST. 

“Sabemos da necessidade de cuidar da saúde mental de toda população e desse parcela, que muita vezes é mais vulnerável o acesso a esses serviços de saúde precisa ser ampliado, devemos também buscar eliminar as barreiras de enfrentamento que são impostas para algumas populações e potencializar as ações de prevenção”, destaca o superintende.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES