A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) implantou na cidade de Picos um Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS PI). Será o primeiro Cievs Regional do Piauí, que vai atender ao município de Picos e mais de 40 cidades da região. A cidade piauiense foi escolhida pelo Ministério da Saúde para receber um Centro de Informações Regional. O Cievs foi instalado no Piauí em fevereiro de 2020, na capital, Teresina.

O Cievs funciona como uma unidade componente da Rede de Monitoramento e Respostas às Emergências em Saúde Pública. O objetivo da sala é ter um ambiente que detecte, monitore e coordene respostas às emergências em saúde pública que surgirem, como doença de notificação compulsória imediata, surtos ou epidemias, tentativas de suicídio, agravos decorrentes de desastres ou acidentes de qualquer natureza e eventos de massa.

Sesapi implanta primeiro Cievs Regional na cidade de Picos (Foto: Reprodução)Sesapi implanta primeiro Cievs Regional na cidade de Picos (Foto: Reprodução)Segundo a Coordenadora do Cievs/PI, Amélia Costa, duas técnicas vão coordenar o Cievs Regional de Picos, que estará vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério da Saúde. “O Centro vai estar apto a receber todas as informações sobre os agravos de saúde, conhecendo os surtos e epidemias na cidade de Picos e nos mais de 40 municípios da região”, afirma.

Amélia afirma que o Cievs vai ter banco de dados para realizar investigação sobre doenças e orientar a população sobre ações preventivas diante das patologias. O Cievs Regional de Picos vai funcionar numa sala na Policlínica de Picos no centro, prédio do antigo BEP. O Centro de Informações de Picos vai ser coordenado pelas técnicas da Sesapi, Luana Dantas e Ana Danúsia.

Sesapi implanta primeiro Cievs Regional na cidade de Picos (Foto: Reprodução)Sesapi implanta primeiro Cievs Regional na cidade de Picos (Foto: Reprodução)