O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vai implantar o serviço de cirurgia pediátrica 24 horas no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), localizado no município de Parnaíba, distante 342 Km de Teresina. A partir de 1º de março, a unidade de saúde vai realizar atendimento integral das patologias cirúrgicas dos recém-nascidos, crianças e adolescentes.

O atendimento descentralizado para o hospital de Parnaíba vai reduzir as transferências de pacientes para a capital, diminuir a morbimortalidade dos pacientes cirúrgicos, propiciar a realização das cirurgias ambulatoriais para todas as crianças na Macrorregião Litorânea e vai diminuir a pressão na fila do Hospital Infantil Lucídio Portela, em Teresina.

Sesapi implanta serviço de cirurgia pediátrica 24h em Parnaíba- Foto: DivulgaçãoSesapi implanta serviço de cirurgia pediátrica 24h em Parnaíba- Foto: Divulgação

O serviço pediátrico do HEDA de Parnaíba será coordenado pelo pediatra, Rogério Medeiros. O público-alvo da população residente de 0 a 14 anos da planície litorânea é de aproximadamente 64.305 crianças e dos cocais de 94.591 crianças, totalizando aproximadamente 160 mil crianças. 

O secretário de Saúde, Florentino Neto diz que é a realização de um sonho ter atendimento cirúrgico 24 horas para crianças na região litorânea. “Com a implantação do serviço serão reduzidas as transferências para Teresina, agilizando o atendimento. Em 2019, cerca de 224 crianças foram transferidas para a capital para receber atendimento porque não tinha na região de Parnaíba. A média era de 20 pacientes por mês”, afirma o gestor.

A partir de 1º de março, a Sesapi também implanta no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) o serviço de neurocirurgia.