Sesapi inicia campanha de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis

O informe epidemiológico aponta que a faixa etária com a maior proporção de casos de Aids é a de 35 a 49 anos de idade, com 32,5% dos casos.

Sesapi inicia campanha de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) inicia, nesta terça-feira (14), a Campanha de Prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis, durante o período do Carnaval. Somente em 2022, foram diagnosticados 533 novos casos.

O evento acontece nesta terça-feira (14), no pátio da Sesapi, com a presença do rei e rainha do carnaval de Teresina, distribuição de preservativos, e apresentação musical.

O Piauí registrou 3.812 novos casos de HIV/Aids em adultos entre os anos de 2018 e 2022. Ao todo, de 1980 até 2022, o Piauí já registrou 8.736 casos de Aids. Os dados foram divulgados pela Sesapi. 

Sesapi inicia campanha de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis | Foto: DivulgaçãoKarinna Amorim, coordenadora de IST’s da Sesapi, destaca que as ações de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis devem ser algo presente na rotina de todas as pessoas, no entanto, o carnaval se mostra como um período oportuno para a intensificação do trabalho de prevenção e conscientização da população.

“A orientação principal é a disponibilização para a população dos meios de prevenção como os preservativos ou a profilaxia após o relacionamento sem proteção, além dos serviços de testagem, acompanhamento e a difusão de informação e orientações. É essencial garantir que todos tenham o acesso aos serviços em todas as etapas e assim tenham a garantia dos serviços adequados e de qualidade”, explica à coordenadora.

Ainda aproveitando a temática de prevenção, a Sesapi participará de ações voltadas para a prevenção de acidentes de trânsito, importunação sexual e prevenção da gravidez na adolescência.

OUTROS DADOS

O informe epidemiológico aponta ainda que de 2018 até o ano de 2022, a faixa etária com a maior proporção de casos de Aids é a de 35 a 49 anos de idade, com 32,5% dos casos. No mesmo período, o sexo masculino foi o mais acometido pela infecção com um percentual de 74% dos casos. 

Teresina, Floriano, Picos, Piripiri e Campo Maior são os cinco municípios piauienses com maior número de notificações de casos de Aids no período de 2018 a 2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES