Sesapi monitora casos de pacientes com suspeita de sarampo no Piauí

A última vez em que o Estado registrou casos da doença foi no ano de 2019, com 3 pessoas infectadas.

o | o
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) está monitorando dois casos de pacientes com suspeita de sarampo na cidade de São Miguel do Tapuio, localizada a 220 km de Teresina. Trata-se de uma criança de apenas 2 anos e um adulto. A última vez em que o Estado registrou casos da doença foi no ano de 2019, com 3 pessoas infectadas.

Em nota enviada ao Meionorte.com, a secretaria informou que a criança começou a apresentar os sintomas há um mês, com febre, tosse, coriza e  irritação na pele, apresentando ainda gânglios retroauricular e exantema crânio caudal, dias depois. Ela compareceu ao serviço de saúde no dia 1° deste mês, onde foi avaliada pela médica do município e notificada como suspeita de sarampo.

Sesapi monitora casos de pacientes com suspeita de sarampo no Piauí (Foto: Kipgodi/GI/Getty Images)

Diante disso, a Sesapi, através da equipe técnica responsável pelo evento, orientou a coletar material (soro) para diagnóstico mais preciso, sendo encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN). 

“O exame foi processado com resultado Igm (+) para dengue e inconclusivo para rubéola, dificultando o encerramento do caso. Nesta situação é recomendado pelo Ministério da  Saúde o envio da amostra para a Fiocruz/Rio ou ao laboratório de referência do estado do Piauí, para investigação de possível infecção cruzada. Foi recomendado ao  município o desencadeamento do bloqueio vacinal. Segundo informações a área técnica do nível central existe mais um caso suspeito em um adulto no município, onde o mesmo está sendo investigado”, diz a nota da secretaria. 

A criança apresenta esquema vacinal completo em 2020 e segue em isolamento residencial atualmente. A equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) do Estado do Piauí se deslocará amanhã (19) até a cidade para apoiar a equipe do município nesta investigação e ação de controle.

O sarampo

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES