Diretora nega mortes de pacientes dentro de ambulâncias em Campo Maior

Os dois óbitos registrados no dia 23 de março, foram de pacientes que já estavam internados na unidade de saúde

ambulancia | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou, na manhã de quarta-feira  (24)  que não foram registrados óbitos de pacientes dentro de ambulância, na última terça-feira (23), a espera de leitos no Hospital Regional de Campo Maior (HRCM), a 80 km de Teresina.  Em entrevista para o repórter Helder Felipe, correspondente da Rede Meio Norte, em Campo Maior, a diretora do HRCM Celene Fontenele, também negou os registros de óbitos dentro de ambulâncias no município até a data desta quarta-feira (24/03).

Os dois óbitos registrados no dia 23 de março, foram de pacientes que já estavam internados na unidade de saúde. Quanto à frequência de ambulâncias na data de ontem, apenas dois veículos deram entrada, ambas para fazer transferência de pacientes para Teresina. 

O HRCM dispõe de 14 enfermarias com 50 leitos (clínicos e de estabilização), com canalização de gases e toda a estrutura para atendimento de pacientes com Covid-19, além de dois médicos 24h e equipe multiprofissional.  

No momento, a unidade de saúde possui 19 vagas.  O Hospital Regional de Campo Maior atende a cidade de Campo Maior e 20 municípios da região. Quanto ao setor da maternidade no HRCM,  ele está em pleno funcionamento.

Celene Fontenele desmente mortes de pacientes dentro de ambulâncias em Campo Maior - Foto: Helder Felipe/Rede MN

Prefeito desabafou sobre alta de casos de covid-19

O prefeito Joãozinho Félix (MDB), fez um desabafo a respeito da taxa de ocupação no hospital da cidade e afirmou que não tem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e asism o município não estaria conseguindo atender pacientes em situação grave. 

A alta de casos de Covid-19 tem afetado o sistema de saúde de todo o estado do Piauí, com lotação dos leitos clínicos e de UTI em todas as unidades de saúde. O gestor municipal denunciou que duas pessoas morreram dentro de ambulâncias, na porta do hospital regional do município, por falta de leitos disponíveis para tratamento de pacientes com covid-19.  

Na terça, Campo Maior registrou mais 60 casos de infecção por covid-19, novo recorde de casos em 24 horas na cidade, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde. O total de casos no município desde o começo da pandemia há quase 01 ano, chegou a 4.102. Segundo a Sesapi, o registro de óbitos decorrentes da covid está em 86. Campo Maior é a 6ª cidade do estado com mais registros de óbitos, ficando atrás apenas de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.

Pacientes em ambulâncias em frente ao HRCM - Foto: Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES