Sesapi oferta acompanhamento psicológico da atenção básica à hospitalar

Na atenção psicossocial especializada o estado conta com 67 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

Sesapi oferta acompanhamento psicológico da atenção básica à hospitalar | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Saúde mental sempre foi um dos aspectos mais importantes dos serviços de saúdes ofertados para a população. O Piauí conta com toda uma rede de serviços de saúde pública voltadas para os cuidados com as saúde mental, oferecendo suporte de qualidade para a população que necessite desses serviços. A rede de atenção psicossocial  do estado do Piauí contempla desde a atenção básica até a atenção hospitalar, perpassando também estratégias de desinstitucionalização e reabilitação psicossocial.

Na atenção básica, a saúde estadual conta com as unidades básicas de saúde como pontos de saúde de referência, onde estão locados profissionais direcionados aos cuidados sistemáticos a pessoas com transtornos mentais leves. Na atenção psicossocial especializada o estado conta com 67 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os centros são direcionados aos cuidados de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.

O Piauí conta com toda uma rede de serviços de saúde pública voltadas para os cuidados com as saúde mental - Foto: Divulgação

A gerente de saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde Vírginia Pinheiro, destaca a importância da população buscar os serviços sempre que for necessário. “São serviços que funcionam por demanda espontânea, então as pessoas que passam por situação de  sofrimento psíquico e seus familiares podem buscar os serviços ofertados pelo estado na rede de suporte dos Centros de Atenção psicossocial”, fala a gerente.

Na rede de urgência e emergência e atenção hospitalar, os serviços de saúde oferecem a possibilidade de internação breve para estabilização de quadros psiquiátricos.

“A Secretaria de Estado da Saúde tem reforçado a supervisão sistemática aos profissionais que compõem esses dispositivos de saúde mental. Com a chegada da pandemia de Covid-19 a Sesapi manteve todos os serviços disponíveis para a população seguindo as orientações e obedecendo a todos os protocolos sanitários para atendimentos adequados da população”, reforça Virgínia Pinheiro.

Para os interessados em buscar os serviços de saúde e assistência psicossocial ofertados pelo estado, seguem os contatos de todos os CAPS de atendimento da rede psicossocial do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES