Sesapi promove Ciclo de Inteligência Emocional

Sesapi promove Ciclo de Inteligência Emocional

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Intelig?ncia emocional a favor da vida e do trabalho. ? com esse enfoque que a Secretaria Estadual da Sa?de (Sesapi), atrav?s da Divis?o de Vigil?ncia Sanit?ria do Estado (Divisa), est? promovendo o I Ciclo de Treinamento em Intelig?ncia Emocional no Trabalho na Sa?de. Nesta quarta-feira, 29, mais de 50 funcion?rios do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piau? (Hemopi-Hemocentro) receberam o treinamento. Nesta sexta-feira, 31, e nos dias 5 e 14 de setembro ser? a vez dos funcion?rios do Hospital Infantil Luc?dio Portela participarem do ciclo.

Priscila Dourado, que ? doutoranda em educa??o, mestra em administra??o e t?cnica da Vigil?ncia Sanit?ria, explica que as palestras t?m como objetivo trabalhar um aspecto mais profundo das rela?es humanas e a auto-estima. ?N?o ministramos palestras de cunho emocional, de motiva??o, simplesmente, em que as pessoas se abra?am e choram, mas que n?o colocam na pr?tica o que est?o recebendo. Trabalhamos um aspecto mais profundo de reflex?o sobre como voc? conduz a sua vida, porque isso reflete diretamente no seu trabalho?, argumenta a palestrante.

Ela destaca que os assuntos abordados s?o direcionados para os profissionais da ?rea de sa?de atrav?s da reflex?o sobre a situa??o da sociedade, a m?dia, a viol?ncia, at? chegar ao enfoque do ambiente de trabalho. ?Trabalhamos as caracter?sticas de uma pessoa com intelig?ncia emocional, o autoconhecimento, automotiva??o, autocontrole, e isso na ?rea da sa?de ? fundamental, porque esses profissionais trabalham em ambientes dif?ceis, atendendo pessoas muito fragilizadas. Por isso, enfatizamos a import?ncia de se tratar as pessoas com respeito, sejam elas pessoas pobres, doentes, vindas do interior, para que todos tenham mais cuidado com a dignidade humana?, diz Priscila Dourado.

Para Concei??o Lemos, recepcionista do Hemocentro, a palestra foi uma grande surpresa. ?Eu esperava que fosse uma coisa distante e irreal e fiquei muito surpresa, porque s?o coisas do nosso dia-a-dia que vivenciamos sempre em casa e no trabalho. Vai me ajudar a tentar melhorar, a deixar passar algumas chatea?es, aprender a me policiar mais. Ajuda inclusive nas rela?es com os colegas de trabalho; eu gostei muito?, revela.

O objetivo da Sesapi ? levar o ciclo para todos os grandes hospitais do Estado. ?Vigil?ncia Sanit?ria ?, acima de tudo, preven??o e promo??o ? sa?de integral. Por isso, come?amos com os nossos funcion?rios", declara a diretora da Divisa, Tatiana Chaves. "O objetivo da Secretaria de Sa?de ? que essa reflex?o chegue a toda rede estadual de sa?de, que atende uma demanda muito grande, lidando com a vida das pessoas diariamente?, conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES