Sesapi recomenda manutenção do pré-natal mesmo com a pandemia

A realização do pré-natal é essencial para a prevenção ou detecção precoce de doenças que podem atingir mães e filhos

Sesapi recomenda manutenção do pré-natal mesmo com a pandemia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A gestação é um momento de alegrias mas também de muitas dúvidas. Durante a pandemia do coronavírus, as perguntas são mais frequentes. As evidências cientificas demonstram que entre 8 a 11% das gestantes, puérperas e lactantes que forem contaminadas com a covid-19 vão necessitar de hospitalização e cerca de 2 a 5% vão necessitar de terapia intensiva, tendo em vista maior probabilidade de complicações, como; parto prematuro, abortamento, óbito materno e infantil.

A realização do pré-natal é essencial para a prevenção ou detecção precoce de doenças que podem atingir mães e filhos. O acompanhamento permite o desenvolvimento saudável do bebê e reduz riscos para a gestante, já que são as grávidas e as puérperas que estão mais suscetíveis a terem complicações decorrentes do coronavírus.

A realização do pré-natal é essencial para a prevenção ou detecção precoce de doenças que podem atingir mães e filhos - Foto: Ascom

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) explica sobre a necessidade de reforçar a prevenção à Covid-19 e orienta sobre a importância do pré-natal ser realizado de forma contínua. A coordenadora estadual de saúde da Mulher, Auzenir Moura Fé, ressalta que as grávidas não podem interromper a assistência durante a pandemia.

“O pré-natal é essencial no cuidado da gravidez. A descontinuidade dele imprime riscos, principalmente, quando perdemos a capacidade de identificar mulheres que têm doenças. Algumas gestantes ficaram com medo e deixaram de ir para o acompanhamento, mas é importante lembrar que continuamos realizando o pré-natal habitual nas unidades de saúde”, reforça.

Ainda segundo a coordenadora é fundamental que as gestantes mantenham o isolamento social, evitem receber visitas e usem máscara sempre que for necessário sair de casa. Além disso, é preciso manter a higiene e ter uma alimentação saudável para fortalecer a imunidade. “O distanciamento contribui para que as grávidas não adoeçam, já que estão incluídas no grupo de risco”, destacou Auzenir.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES