Sete em cada dez pais participam do pré-natal dos filhos no Piauí

A proporção do Piauí está abaixo da média nacional, que foi de 76,7%, mas é o segundo maior índice do Nordeste

Sete em cada dez pais participam do pré-natal dos filhos no Piauí | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, aproximadamente sete em cada dez pais (72,6%) participaram do pré-natal dos filhos no Piauí. O levantamento considera os homens de 15 anos ou mais de idade que estavam participando do pré-natal da gravidez atual ou da gravidez da última criança com menos de 6 anos de idade. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A proporção do Piauí está abaixo da média nacional, que foi de 76,7%, mas é o segundo maior índice do Nordeste, atrás apenas do Ceará (77,5%). A maior taxa do país é do estado de São Paulo (86%) e a menor foi registrada em Sergipe (59,5%). A PNS mostra que cerca de 66,9% das mulheres entre 15 e 49 anos de idade já ficaram grávidas no Piauí e 63,9% dos homens de 15 anos ou mais de idade já tiveram filhos.

A proporção do Piauí está abaixo da média nacional, que foi de 76,7%, mas é o segundo maior índice do Nordeste - Foto: Agência Brasil

Ainda conforme a pesquisa, cerca de 84,4% das mulheres piauienses em idade fértil, que estavam sexualmente ativas e que ainda menstruavam, informaram fazer uso de algum método anticoncepcional. Para esse propósito, aproximadamente 36,1% delas fizeram ligadura nas trompas ou o parceiro havia feito vasectomia, cerca de 32,1% utilizavam a pílula anticoncepcional e 23,6% usavam a camisinha masculina. Outros métodos contraceptivos eram adotados por 8,2% delas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES