Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Sete municípios são afetados atingidos por enchentes no Piauí

Barras, José de Freitas, Piripiri, Cabeceiras, Batalha, Lagoa Alegre e Esperantina estão em situação de enchente e parte da população está desabrigada

Compartilhe
Google Whatsapp
Siga-nos

Na sexta-feira (13) foi dado alerta vermelho para temporal na região Norte do estado do Piauí e Ceará. Cajueiro da Praia e Luís Correia estão entre os locais que podem ser atingidos por fortes tempestades. Isso se deve às grandes áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que permanecem próximas à costa do Norte Nordeste, mantendo o alerta de temporais, especial para estes estados.

Alerta vermelho no litoral do Piauí por causa de temporais

Além disso, o Instituto de Desenvolvimento do Piauí informou que os municípios de Barras, José de Freitas, Piripiri, Cabeceiras, Batalha, Lagoa Alegre e Esperantina estão em situação de enchente. Parte da população de sete cidades do Norte do Piauí está desabrigada por causa das enchentes causadas pelas cheias dos rios que cortam a região. 

Quanto às chuvas, diante da Carta Sinótica da Marinha, que aponta ZCIT acima do estado, o climatologista Werton Costa confirma a influência e intensificação das precipitações no litoral. “Observa-se também que no centro do Brasil há uma Zona de Baixa Convergência que contribui para potencializar a ação da zona em rumo ao interior. Nos extremos, essa umidade bem concentrada vai atingindo inicialmente o litoral e com potencial para chegar em Teresina”, falou.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) acompanha a adoção de medidas preventivas e assistenciais em caso de atuais e possíveis enchentes no primeiro semestre deste ano, nos municípios de Piripiri e Brasileira, diante das análises das condições atmosféricas fornecidas pelos climatologistas.

Chuvas aumentaram nível do rio em Barras e deixou famílias desabrigadas | CRÉDITO: Portal Visão Piauí

O secretário estadual de Defesa Civil do Estado do Piauí, Geraldo Magela, vem orientando municípios com risco de ocorrência de enchentes a promover medidas de caráter preventivo, como a limpeza de canais, galerias e bueiros, além do desassoreamento de rios e riachos, sobretudo em áreas urbanas, com o objetivo de reduzir o potencial das enchentes e facilitar o escoamento pluvial.



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Siga-nos

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar