Setor voltado à beleza desponta em Teresina

Muitos profissionais apostam no setor

estética | Gabriel Paulino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo com vários setores do varejo se recuperando lentamente no Brasil, o  mercado de estética se destaca como um dos mais promissores. As perspectivas são as melhores diante de dados divulgados no primeiro semestre de 2019 pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), que mostram que, nos últimos cinco anos, o setor de estética cresceu 567% no país, passando de 72 mil para mais de 480 mil profissionais. Em Teresina, o segmento desponta com um grande número de profissionais, que tem investido no ramo.

O especialista em dermato funcional e esteticista, Marcelo Teixeira, buscou o horizonte da beleza como trabalho. Antes de chegar a essa área, ele foi operador de telemarketing, vendedor de livros e joias. "Trabalhava em outras áreas que não tinham nada a ver com estética, fui pigmentador e acabei largando para entrar na estética de corpo e face. Hoje, as pessoas têm buscado a estética não só pelo ganho financeiro, mas porque gostam da área, como é o meu caso, além disso, o ramo tem crescido, principalmente porque o setor apresenta novidades", declara.

Gabriel Paulino

O setor cresce e, com ele, os microempreendedores individuais. Marcelo abriu seu próprio negócio e, para ele, o mercado da beleza é promissor para quem não tem medo e deseja investir. "O mercado da estética em Teresina está em alta e dá para ganhar dinheiro, mas uma das coisas que tem feito os profissionais não seguirem a carreira é o medo de ser empreendedor. Ver as outras clínicas como competidoras e fazer preços de 'banana' cansa, e isso é um desafio, e luto a cada dia para fazer o meu negócio ser valorizado", explica. 

No Piauí, já há instituições de ensino e até pós-graduação em estética e cosmética e, com isso,  muitos profissionais com capacitação na área têm investido na criação de seu próprio negócio. A graduada em Biomedicina e esteticista, Marina Moura Fé, apostou em sua qualificação.

"Antes de me capacitar na estética, já tinha feito outra especialização, no entanto sem sucesso para ingressar no mercado, na minha área, por ser bastante escasso. Foi então que me surgiu a oportunidade de ingressar na pós-graduação em Saúde Estética e Cosmética. E graças a isso,    atualmente estou investindo em meu próprio negócio. Sempre gostei muito da área da saúde, mas queria uma forma de poder ajudar as pessoas a se sentirem bem e melhorar a autoestima. Por isso a área de saúde e estética foi uma escolha maravilhosa e eu fiz para alcançar esse objetivo", definiu.

Mercado deve crescer ainda mais neste ano

Com o segmento estética, faturam clínicas de estética e cirurgia plástica, spas, salões de beleza, o setor de lojas de cosméticos, entre tantos outros. Segundo a associação que representa o setor, as perspectivas de crescimento para 2019 são de 1,5% a 2%, em comparação ao ano passado, quando o setor movimentou R$ 47,5 bilhões. Apostando neste mercado, clínicas de estética teresinenses se modernizaram, investindo em ambientes requintados e com equipamentos de primeira linha, para garantirem conforto aos clientes.

José Alves Filho

De olho no mercado da beleza voltado tanto para mulheres como para os homens, Marina aderiu e investiu neste nicho. Depois de uma pesquisa para comprar equipamentos básicos e produtos, ela alugou uma sala há cinco meses dentro de uma clínica em um shopping de Teresina e decidiu inovar conceitos de serviços. Segundo a biomédica, muitos profissionais com capacitação de estética têm investido na área para faturar.

"É tudo muito caro, mas comecei do básico, por ter um capital baixo. Já investi cerca de 4 a 5 mil reais em produtos dermocosméticos de uso profissional, tanto invasivos como não invasivos, dos mais modernos que há no mercado. Até agora não posso chamar de 'lucro'. Tudo que faturei até agora está custeando apenas a manutenção do meu espaço, os insumos básicos e o que sobra eu invisto em novidades para oferecer sempre o melhor aos meus clientes. Apesar de ser uma empreendedora de primeira viagem, eu criei essa consciência de que é preciso investimento, dedicação, trabalho duro e muito amor ao que se está fazendo para se obter sucesso. Devagar e com muito trabalho chegarei lá", disse, entusiasmada. 

Marina Moura explana quais são as novidades e procedimentos mais buscados pelos teresinenses. "Com o mercado de estética e beleza crescendo rapidamente, hoje tanto mulheres como homens, sejam jovens ou adultos, procuram bastante estar com a saúde estética em dia. Os procedimentos mais procurados por esse público aqui são os faciais (limpeza de pele, peeling e botox) e os corporais (tratamento para celulite, estrias, redução de gordura corporal", acrescentou. 

Mercado conquista público masculino

Deixando de lado de que a vaidade é uma característica exclusivamente feminina, o homem moderno está cada vez mais preocupado com a beleza e a estética, investindo no próprio visual. Em 2018, os itens de beleza masculina, como xampus, sabonetes, desodorantes e cremes de barbear, movimentaram cerca de US$ 5 bilhões, no mundo, segundo pesquisa da Euromonitor International. A previsão da empresa é que até o fim de 2019 o ritmo de crescimento seja de 7,1% ao ano. A demanda por procedimentos não cirúrgicos, particularmente os injetáveis faciais, também tem aumentado consideravelmente, o que leva os especialistas a crer em crescimento de 25% no próximo ano.

Em uma época em que a internet dita o ritmo de vida de muitas pessoas, potencializada pelas redes sociais, ter como foco não só um padrão de beleza, mas de saúde, é fundamental. O modelo piauiense Leandro Silva é exemplo disso. Adepto de procedimentos estéticos, para ele o segmento de beleza em Teresina oferece muito além do corte de cabelo e barba.

José Alves Filho

"O homem está começando a desenvolver um pensamento mais aberto sem medo do preconceito da sociedade, hoje sempre procuro fazer procedimentos mais avançados, como a criolipólise, o microagulhamento para estria, aplicação de botox no rosto, um corte de cabelo mais moderno e aqui em Teresina já temos esse tipo de mercado voltado para o homem e fica mais fácil", pontua Leandro. 

Quem também é adepto desses procedimentos é o maquiador Diego Coelho. "Já fiz harmonização facial (bioplastia), aplicação de toxina botulínica e visito o dermatologista regularmente para também aplicação de hidratação injetável no rosto, porque além da questão estética, moramos em uma cidade extremamente quente, e isso requer cuidados a mais", diz. Ele foi um dos pioneiros a fazer esse tipo de procedimento em Teresina, há quase dois anos atrás. "De lá para cá só cresce, vejo nas redes sociais várias pessoas adeptas, o que não vale é perder a característica", conta. 

Hoje, o público masculino encontra uma gama de serviços especializados e profissionais qualificados para atendê-lo. Muitas clínicas oferecem pacotes de procedimentos como massagens, limpeza de pele, hidratação facial, podologia, depilação e corte de cabelo e barba. Os espaços ainda oferecem lazer e entretenimento, onde o visitante se sente à vontade não apenas para se cuidar, mas para relaxar, encontrar os amigos para um momento de descontração e tomar uma cerveja.  Tudo isso, de forma a auxiliá-lo a manter a boa aparência e uma rotina de cuidados com a saúde e o bem-estar. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES