SETUT apoia tarifa zero de ônibus: “Melhor cenário para o sistema”

De acordo com o projeto de lei que visa a tarifa zero, o sistema gratuito seria financiado pelos empregadores e usuários de carros

SETUT apoia tarifa zero de ônibus: "Melhor cenário para o sistema" | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um projeto de lei de autoria do deputado federal Jilmar Tatto (SP) pretende discutir sobre a implantação da tarifa zero de ônibus por todo o Brasil no ano que vem. O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) apoia a iniciativa e entende que esse seria o melhor cenário para os sistemas urbanos dos municípios. Contudo, a prefeitura deve repassar de forma correta o subsídio para manter o equilíbrio financeiro do sistema.

Em Teresina, o Sindicato segue cobrando que a gestão municipal cumpra com o seu dever de manter a qualidade do transporte público e que faça o repasse dos valores devidos aos empresários do transporte coletivo. " A PMT vem pagando R$ 850 mil desde abril e a necessidade de subsídio é de R$ 5 milhões por mês para o equilíbrio financeiro do sistema. Seguimos buscando diálogo e soluções efetivas para a resolução desse impasse", afirma Vinícius Rufino, coordenador técnico do SETUT.

SETUT apoia tarifa zero de ônibus: "Melhor cenário para o sistema" - Foto: Reprodução

Segundo o SETUT, os valores devidos são referentes às gratuidades, passe estudantil, integrações, como também ao quantitativo de ônibus ofertados aos usuários, que se torna superior ao necessário, tecnicamente. Todos os valores devidos são previstos na licitação do transporte público. 

De acordo com o projeto de lei que visa a tarifa zero, o sistema gratuito seria financiado pelos empregadores, que hoje pagam vale-transporte, pelo governo e pelos usuários de carros. Se transformado em lei, qualquer cidadão teria acesso de graça a ônibus e ao metrô.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES