SETUT consegue liminar para circulação de frota de 70% nos horários de pico

O relator explica a necessidade de cumprimento e manutenção da frota e pena de multa por descumprimento da decisão realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho.

Ônibus | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante do atual cenário do transporte público de Teresina com a deflagração de greve pelos motoristas e cobradores de ônibus, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) entrou com uma ação de tutela cautelar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) solicitando que a circulação da frota de ônibus disponível fosse mantida, evitando graves prejuízos de difícil reparação à população teresinense e às empresas associadas do sindicato. Na ação, a entidade tem por objetivo impedir a greve ilegal deflagrada e que teria contornos políticos pela proximidade das eleições sindicais do SINTETRO.

O relator do TRT, Marco Aurélio Lustosa Caminha, assinou a intimação que decide pelo cumprimento da ordem de serviço e circulação de frota de 70% nos horários de pico e 30% nos entrepicos. Diante do exposto, as partes requerida e requerente (SINTETRO E SETUT) estão sendo notificadas da decisão, como também para ciência a Prefeitura Municipal de Teresina e o Ministério Público do Trabalho (MPT). O relator explica a necessidade de cumprimento e manutenção da frota e pena de multa por descumprimento da decisão realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho.

SETUT alega que greve anunciada pelo SINTETRO não obedeceu antecedência mínima de 72 horas - Foto: Raíssa Morais

“Fazendo o balanceamento entre o direito de greve dos trabalhadores alegadamente prejudicados em seus direitos trabalhistas e o interesse social na continuidade do serviço essencial de transporte coletivo, concedo em parte o pedido de liminar para determinar ao SINTETRO que mantenha a prestação dos serviços de transporte coletivo no âmbito deste Município, dando-lhe continuidade com número de trabalhadores suficientes para manter circulando pelo menos 70% (setenta por cento) da frota de ônibus durante os horários considerados “de pico” e de 30% nos horários “entrepicos”, arredondando-se para mais quando se cogitar de linhas com números ímpares de ônibus, sob pena de incidir em multa, que fixo em R$10.000,00 (dez mil reais) por dia de descumprimento”, disse Marco Aurélio.

O Setut alega ainda que a greve anunciada pelo SINTETRO não obedeceu a antecedência mínima de 72 horas estabelecida pelo art. 13 da Lei 7.783, de 28 de junho de 1989, logo, seria ilegal e abusiva, sendo irrefutável que o serviço de transporte coletivo é definido pela própria Lei de Greve (art. 10, inciso V) como essencial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES