Silas faz apelo para Caixa prosseguir com Minha Casa Minha Vida

Ele fez apelo de autorização de capital para programa continuar

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A notícia de que a Caixa Econômica não tem mais recursos para financiar o Minha Casa Minha Vida preocupou a população em geral e também a classe política. Diante disso, em discurso no plenário da Câmara de deputados, o deputado federal Silas Freire (Podemos-PI) destacou a que a Caixa Econômica Federal tem sim dinheiro, o que falta é a autorização de capital e pediu mobilização para resolver a questão.

 “A construção civil deu uma desaquecida principalmente na questão habitacional, as pessoas que trabalham na área estão apavoradas após essa notícia de falta de recursos da Caixa, pois com isso não tem condições de dar andamento aos trabalhos. Num país de milhares de desempregados, os trabalhadores da construção civil não podem manter seus empregos e nem os empresários da área gerar novos empregos. Mas o que está faltando não é dinheiro, é uma autorização de capital e por isso estamos deixando de praticar a construção civil na área da habitação, deixando de empregar e o pior, estamos desempregando.” , declarou o deputado. 

Ele ressaltou uma reunião que poderá ser a solução para a área da construção civil. “Terça feira, dia 24 terá a reunião do conselho curador da Caixa Econômica Federal, onde poderá ser autorizado ao Banco Central o uso do capital de 10 bilhões pela Caixa Econômica, recursos esses do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço-FGTS, para que não congelássemos de vez a construção civil na área da habitação, para que possamos gerar empregos”, destacou ele. 

Silas Freire se refere ao acordo de Basiléia que prevê que os bancos que emprestam e que tem níveis de risco variados, tenham capital suficiente para cobrir o risco do que emprestam. O acordo de Basiléia aplicado à Caixa Econômica faz com que o capital dela tenha que crescer em muito para que existam recursos adicionais para programas como o Minha Casa Minha Vida e a Caixa está toda mobilizada nesse sentido, para este título de 10 bilhões possa ser aprovado pelo Conselho. 

E nesta quinta dia 19, milhares de trabalhadores da construção civil , em especial na área da habitação estarão ocupando a sede da Caixa Econômica no Brasil inteiro, já no Piauí essa mobilização será amanha, 18, já que quinta é feriado pela independência do estado.  

“Precisamos nos mobilizar para encontrar essa saída. Peço inclusive a intervenção do próprio presidente Rodrigo Maia para que possamos conversar com o conselho curador para abrir essa possibilidade. “, finalizou o parlamentar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES