Símbolos religiosos recebem iluminação roxa na abertura da quaresma em THE

A cor roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade e mistério.

Símbolos religiosos recebem iluminação roxa na abertura da quaresma | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A igreja de São Benedito, localizada no Centro de Teresina, e que também está entre um dos principais atrativos turísticos de Teresina foi iluminada em 360° com a cor roxa simbolizando a abertura da quaresma, que é o período litúrgico de preparação para a Semana Santa, que por sua vez é a preparação próxima para a celebração da Páscoa.

A cor roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade e mistério. Estimula o contato com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações. Trata-se da cor da magia e da transformação.

Símbolos religiosos recebem iluminação roxa na abertura da quaresma em THE

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) em conjunto com a ETURB (Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano) vão iluminar além da igreja São Benedito, a Catedral Metropolitana de Teresina Nossa Senhora das Dores, e as igrejas Nossa Senhora do Amparo e Poty Velho.

Para além da tradição religiosa, a Catedral Metropolitana e as igrejas são atrativos turísticos e culturais da capital piauiense, de grande importância histórica e popular.

“O circuito turístico em Teresina contempla não só a Ponte Estaiada, o Encontro dos Rios ou a Central de Artesanato, mas como também a Catedral Metropolitana e as igrejas da capital, que fazem parte da rota turística cultural da nossa cidade. A ETURB e o secretário João Duarte realizaram um excelente trabalho em destacar e valorizar esses patrimônios religiosos nesse período tão importante como a Quaresma”, afirmou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Iran Felinto.

Igreja de São Benedito

A igreja teve sua pedra fundamental lançada em 1874, pelo missionário capuchinho frei Serafim de Catânia, que era arquiteto, formado em Milão, na Itália. Foi concluída em 1886 e sua construção contou com esmolas e trabalho do povo. De partido arquitetônico simples, somente as portas em madeira de lei, altas e largas, receberam primorosos trabalhos de entalhe, realizados pelo cinzel do artista piauiense Sebastião Mendes, especificamente valorizados no tombamento da Igreja como Patrimônio Nacional, feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1938.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES