Sindilojas e Prefeitura discutem problemas do transporte público na capital

Os motoristas e cobradores de ônibus iniciaram greve por tempo indeterminado em Teresina , nesta segunda-feira (13).

Sindilojas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diretores do Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas) tiveram uma reunião com o secretário municipal de Governo, Michel Saldanha, nesta segunda-feira (13), para tratar sobre a retomada do transporte público de Teresina. O Sindilojas-PI tem se colocado à disposição para discutir e buscar soluções efetivas para demandas que impactam diretamente na vida da população.

Os motoristas e cobradores de ônibus iniciaram greve por tempo indeterminado, com 100% da frota de ônibus parada nesta segunda-feira (13) e um dos setores mais afetados com a paralisação no sistema de transporte é o comércio lojista, importante setor para a geração de emprego e renda.

Diretores do Sindilojas estiveram reunidos com secretário Michel Saldanha | FOTO: Divulgação


De acordo com o secretário Michel Saldanha é necessário que haja uma grande força-tarefa com o intuito de auxiliar nessa retomada do transporte coletivo. 

“É um problema que atinge vários segmentos, como o comércio, que tem enfrentando essa dificuldade de locomoção de seus colaboradores, como também dos clientes para chegar até as lojas. Viemos ouvir as demandas do Sindilojas que vão poder contribuir para que tenhamos um sistema de transporte eficiente”, disse.

Para o presidente do Sindilojas-PI, Tertulino Passos, é importante ouvir dos gestores todas as providências que estão sendo tomadas para superar a crise do transporte público. 

“Tanto a Prefeitura como o SETUT afirmaram que estão abertos a novas sugestões e negociações para resolver essa problemática que afeta a população que depende do transporte público. Esse impasse, que infelizmente não é de hoje, prejudica todos os usuários por isso cobramos aos órgãos competentes a resolutividade frente à interrupção das atividades”, frisou o lojista.

Greve por tempo indeterminado

Na última sexta-feira (11), foi realizada uma reunião entre os trabalhadores do transporte público e os empresários do setor. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado (Sintetro), as principais reivindicações são a assinatura da convenção coletiva, reajuste salarial dos motoristas para R$ 2.830 com jornada de 7h20, plano de saúde e ticket alimentação de R$ 600.

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informou que propôs, durante a reunião, um reajuste de 6% nos salários (a inflação está em 5,7% ), 20% no auxílio alimentação e 33% no auxílio saúde, que não foi aceito pelos trabalhadores, resultando na decisão de iniciar a greve nesta segunda. 

Para minimizar os impactos da greve, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que cadastrou 100 veículos, entre ônibus, micro-ônibus e vans, para circularem durante o período de greve. Além disso, informou que o sistema dispõe de 20 vans que operam no transporte alternativo e vão continuar atendendo a população neste período.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES