O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina) realizou nesta quinta-feira, dia 28, o primeiro dia do Workshop Aspectos Extrajudiciais da Incorporação Imobiliária. O objetivo do seminário é esclarecer a respeito da Incorporação Imobiliária, alertando sobre a importância de realizar o registro imobiliário.

O presidente do Sinduscon, Guilherme Fortes, explica a importância de colocar os entes envolvidos no processo de incorporação para dialogar de forma a tornar o processo mais ágil. "A qualificação ajuda a melhorar o processo, por isso pensamos nesse workshop de forma a levar vários tipos de informação sobre a incorporação imobiliária e, dessa forma, munir os agentes de ferramentas para agilizar o processo", ressalta.

O objetivo do seminário é esclarecer a respeito da Incorporação Imobiliária, alertando sobre a importância de realizar o registro imobiliário - Foto: AscomO objetivo do seminário é esclarecer a respeito da Incorporação Imobiliária, alertando sobre a importância de realizar o registro imobiliário - Foto: Ascom

O evento acontece de forma híbrida e conta com a participação de engenheiros, construtores, arquitetos, advogados e corretores imobiliários. Um dos palestrantes foi o advogado empresarial Natan Pinheiro. "Esse evento é fundamental porque é voltado para o usuário dos serviços cartorários e isso faz com que nós tenhamos uma melhor qualificação e melhor resultado em relação aos empreendimentos aqui em Teresina. Além do acesso à informação em relação à legislação vigente, também integra a sociedade com os órgãos que fiscalizam e atuam nesse segmento para que tenhamos, também, a melhoria dos serviços públicos voltados para a comunidade", explica.

O analista judicial da vice-corregedoria geral da justiça do Piauí, Danilo Rocha Luz, também participou do Workshop. "O evento é importantíssimo porque ele promove um diálogo interinstitucional. Traz o Sindicato da Construção, que congrega muitos profissionais, une com a Corregedoria, que regulamenta os serviços notoriais de registro, e também traz o maior cartório do estado, e um dos maiores do Brasil, para passar as experiências, para trocar ideias, fazer um diálogo com os profissionais para que o trabalho de todos flua da melhor maneira possível", reforça.

A oficial de notas e registro de imóveis e anexos de Teresina, Meirylane de Oliveira Sousa, acredita que os resultados serão benéficos para toda a sociedade. "A expectativa que a gente leva daqui é que amanhã todos os presentes possam realmente entender o processo de incorporação, formar um processo de incorporação de forma consciente, auxiliando os registradores na qualificação registral", afirma.

O evento segue nesta sexta-feira, dia 29, e conta com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI), da COOPERCON-PI, da Faculdade de Tecnologia do Piauí (FATEPI) e da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI).