Sine cadastra currículo de trans e travestis

A ação tem o objetivo de facilitar a inserção desse público no mercado de trabalho

Sine | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (30), o Sistema Nacional de Emprego (SINE-PI) realizou uma ação para cadastrar currículos de trans e travestis em Teresina. A iniciativa, organizada pela Gerência de Enfrentamento à LGBTfobia da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), tem o objetivo de facilitar a inserção desse público no mercado de trabalho.

A ação também carrega a proposta de que a ideia se torne um programa dentro do Piauí, para que o público tenha mais inclusão dentro do mercado. As inscrições foram realizadas no prédio do SINE, onde ocorreu também a orientação ao público sobre a retificação do prenome, também conhecido como nome social, e o gênero. A Fundação Wall Ferraz também esteve presente, disponibilizado orientações sobre cursos, workshops e cadastros para o balcão do trabalhador. 

José Alves Filho

José Ribamar Noleto de Santana, secretário estadual de Assistência Social de Trabalho e Direitos Humanos (SASC) ressalta a atuação do SINE, órgão de intermediação de mão de obra. "É de extrema importância que a gente tenha um cadastramento dessa população e que faça, inclusive, a qualificação daqueles que porventura necessitem. Não podemos permitir a convivência com o preconceito e discriminação", falou.

Aline Bitencourt mora na cidade de José de Freitas, localizada a 55 km de Teresina. A jovem solicitou pela primeira vez a carteira de trabalho e cadastrou o currículo no SINE. "Eu vim até aqui para aproveitar o que estão disponibilizando para nós, mulheres trans. Já enfrentei muita dificuldade em empresas privadas que trabalhei, principalmente com meu nome social, que antes não tinha a retificação", declara.

Joseane Borges,  gerente de Enfrentamento a Homofobia da Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc),  descreve a ação como "um enfrentamento ao preconceito e à discriminação". "Estamos dando ênfase em um dos principais serviços para a atuação da população de transexuais e travestis, o emprego", disse.

Joseane informa que com esse tipo de projeto a inserção da comunidade pode gerar importantes resultados. "Com a Fundação Wall Ferraz para qualificar e o SINE para empregar, nós temos toda uma estrutura" falou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES