Sine realizou mais de 100 mil atendimentos

Sine oferta informações e orientações sobre o mercado de trabalho.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Sistema Nacional de Emprego (SinePiauí) é uma diretoria da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) em parceria e convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego, tendo como meta a organização do mercado de trabalho dentro do estado.

O Sine oferta informações e orientações sobre o mercado de trabalho, intermediação de mão de obra, Seguro Desemprego, qualificação de mão de obra, apoio ao trabalho autônomo e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Do início do ano até o mês de outubro, o Sine já atendeu mais de 105.420 pessoas diariamente. Foram 4.667 vagas captadas nas empresas, 7.454 encaminhamentos para o mercado de trabalho. Para o Seguro Desemprego foram atendidas ainda 62.014 pessoas e mais de 17.145 inscritos no sistema do Sine.

A intermediação de mão de obra é realizada através do atendimento no balcão do Sine para participar do processo seletivo para alguma das vagas o trabalhador deve agendar seu atendimento no site do sistema.

O sistema solicita ainda que ao se dirigir ao atendimento o trabalhador porte os documentos de RG, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade e Certificados de qualificação para facilitar o seu cadastro. Caso tenha disponível alguma vaga de acordo com o perfil do trabalhador, o mesmo será encaminhado para participar de processos seletivos nas empresas, diretamente no setor de atendimento, ou após avaliação do Serviço de Psicologia, caso contrário, o candidato será orientado a voltar ao Sine para acompanhar o processo de solicitação de vaga. Os dados devem ser atualizados sempre que o trabalhador mudar de endereço, telefone ou realizar novos cursos de aperfeiçoamento e capacitação profissional.

Para o secretário da Setre, Gessivaldo Isaías, a solução para diminuir as taxas de desemprego está na junção da qualificação com a intermediação da mão de obra. “A parceria entre a Setre e o Sine acontece para melhorar cada dia mais a vida do cidadão, juntar a qualificação com a intermediação da mão de obra se tornou o casamento perfeito para o nosso trabalho e nosso objetivo é aprofundar e melhorar essa ação dentro do nosso estado”, concluiu.

No Piauí o Sine conta com 18 postos de atendimento, além de Teresina o sistema tem sedes em Bom Jesus, Floriano, Esperantina, Oeiras, Piripiri, Corrente, São João do Piauí, Valença, Uruçuí, Pedro II, Picos, Parnaíba e São Raimundo Nonato. Para verificar os endereços dos postos de atendimentos e outras informações sobre o Sine, o interessado deve acessar o site www.sine.pi.gov.br.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES