Sintetro diz que apenas 54 ônibus circularam em Teresina durante a eleição

No entanto, o SETUT afirma que a frota saltou de uma média de 25 carros para 58. Em um domingo normal, a frota circulante é de 11%, e nesse domingo de eleições houve circulação de 26%.

p | p
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um levantamento realizado com base nas escaladas deste domingo (02), feito Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), aponta que apenas 54 ônibus circularam em Teresina no dia da eleição. A frota atual de veículos é de 273. 

O Meionorte.com apurou junto ao sindicato que os consórcios Sul e Urbanos disponibilizaram ambos 16 ônibus. Já o Consórcio Teresina 18 ônibus e o Consórcio Poty colocou nas ruas apenas 4. No entanto, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) afirma que a frota saltou de uma média de 25 carros para 58. Em um domingo normal, a frota circulante é de 11%, e nesse domingo de eleições houve circulação de 26%,  segundo o levantado na bilhetagem eletrônica.

Sintetro diz que apenas 54 ônibus circularam em Teresina durante a eleição (Foto: Raíssa Morais/ Meio Norte)

Na noite anterior à eleição, o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Erivan Lopes, concedeu uma liminar determinando que cada uma das empresas de ônibus mantivesse o serviço em níveis normais, sem redução específica no domingo das eleições, sob pena de multa, por descumprimento, no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) por hora, por empresa.

A prefeitura informou que através da Strans, emitiu ordem de serviço às empresas que operam no transporte coletivo na capital para mantenham 100% da frota de veículos em circulação na capital, para que garantisse a locomoção de eleitores no dia da votação.

Porém, em nota enviada à imprensa, o Setut destacou que mesmo não tento a Strans oficiado às concessionárias em tempo hábil e, conforme as determinações legais, ‘todos os consórcios e empresas dispenderam grandes esforços, informando que operaram com uma frota ‘140% maior do que a frota especificada para operar aos domingos’.

Veja o comunicado:

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que, mesmo não tendo a STRANS oficiado às concessionarias em tempo hábil e, de acordo com as determinações legais, todos os consórcios e/ou empresas, dispenderam grandes esforços, juntamente com os trabalhadores, para poder operar uma frota 140%  maior do que a frota especificada para operar aos domingos. O regulamento dos serviços de transporte determina, quando de modificações na frota e no pessoal, que as empresas sejam notificadas com pelo menos 05 dias de antecedência da data necessária.

O SETUT reitera que a operação com frota reforçada atendeu com folga a demanda de passageiros do último dia 02 de outubro, e que os serviços foram prestados em quantitativos superiores ao necessário, apesar da falta de compromisso da Prefeitura da capital com a regularização financeira dos altos débitos existentes para com as concessionárias.

A entidade reafirma o seu compromisso com o transporte público e que tem se dedicado a atender, da melhor forma possível, aos anseios e necessidades dos clientes/ passageiros em Teresina.

 

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES