Sistema de vistoria trará segurança na compra e venda de veículos no Piauí

Vistoria para primeiro emplacamento de veículos ainda continuará sendo realizado pelo Detran-PI

Sistema de vistoria trará segurança na compra e venda de veículos no Piauí | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) informa a todos que, a partir do dia 24 de junho, será implementado um novo sistema de vistoria eletrônica nos atendimentos e serviços de licenciamento e registro de veículos através de Empresas Credenciadas de Vistorias Veicular (ECVs). Este novo procedimento trará mais segurança na compra e venda de carros e motos. A vistoria para primeiro emplacamento de veículos ainda continuará sendo realizado pelo Detran.

O Detran está seguindo os parâmetros determinados pela portaria Detran Nº 147/2021 e da resolução do Contran de Nº 466/2013, que estabelece que os procedimentos para o exercício da atividade de vistoria de identificação veicular devem ser realizada pelos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, ou por pessoa jurídica de direito público ou privado.

A vistoria para primeiro emplacamento de veículos ainda continuará sendo realizado pelo Detran - Foto: Reprodução/Internet

A vistoria veicular é um procedimento obrigatório para a realização da Transferência de Propriedade do Veículo, Transferência de Jurisdição, Alteração de característica, emissão da nova placa Mercosul e quaisquer outros serviços que necessitem da emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Os agendamentos realizados pelos usuários para os procedimentos de veículos e que necessitem de vistorias, serão realizados até o dia 23 de junho de 2021 e, a partir do dia 24 de junho, serão realizados exclusivamente pelas empresas que estão listadas por cidades em nosso site oficial do Detran-PI pelo www.detran.pi.gov.br , na aba “Vistoria Veicular”.

“Quando há a transferência do veículo, por meio do documento eletrônico (DUT), a comunicação é feita em cartório via on-line ao Detran. Isso gera mais agilidade e segurança porque impede fraudes”, afirma o diretor-geral do Detran, Garcia Guedes. “Tanto comprador quanto vendedor poderão fazer um negócio com mais segurança”, frisa.

Atualmente, os veículos usados e comercializados no Piauí são vistoriados apenas com a extração do decalque das marcações do chassi, mas sujeito a muitas falhas devido a fraudes cada vez mais complexas usadas por grupos criminosos para adulteração do chassi em veículos roubados. Outra vantagem que a nova vistoria eletrônica trará é que, por ser mais rigorosa, ficará mais atenta a itens de segurança do veículo, que precisam estar em bom estado, como pneus, vidros, a placa, cintos de segurança, estepe, freios, faróis, entre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES