Sistema Unimed Teresina muda fluxo para atender pacientes

No Hospital Unimed Primavera foram instalados leitos exclusivos para internação de pacientes com suspeita de COVID-19.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por conta da pandemia da COVID-19, o Sistema Unimed Teresina alterou o fluxo de atendimento dos seus hospitais. O Pronto Atendimento do Hospital Unimed Primavera (HUP), por exemplo, passou por reforma na sua estrutura física para separar pacientes com sintomas de quadros gripais e dos quadros não gripais. Além disso, foram instalados leitos exclusivos para internação de pacientes com suspeita de COVID-19.

Ainda no HUP, foi realizada, em regime de urgência e com a orientação dos profissionais que compõem o Setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a instalação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a contratação de novos profissionais de saúde para reforçar o atendimento. De acordo com o presidente do Sistema Unimed Teresina, o médico urologista Emmanuel Fontes, há dificuldade, no mundo todo neste momento em suprir as necessidades dos hospitais e, segundo ele, a Unimed Teresina conseguiu implantar novos leitos e ficar pronta para oferecer um atendimento seguro durante a pandemia do novo Coronavírus.

“O mundo todo está trabalhando com ações contingenciais para aumentar sua capacidade de atendimento nos hospitais. O Sistema Unimed Teresina, a Unimed e a Intermed, vem acompanhando essas ações e seguindo as orientações dos órgãos reguladores como Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de investir em novos equipamentos e reformas da estrutura física, estamos promovendo constantemente treinamentos para os nossos profissionais de saúde. Tudo alinhado com o nosso Setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH)”, destacou o presidente.

A ala pediátrica destinada a internações e cirurgias infantis, situada no HUP, está sendo transferida para a Unidade Unimed Ilhotas. Dessa forma, as crianças que darão entrada no Pronto Atendimento infantil da Unimed, a partir do dia 14 de abril, caso necessitem de internação ou cirurgia, não serão mais transferidas ao HUP. A estrutura do Ilhotas está em adequação para receber essa demanda, promovendo atendimento completo especializado em pediatria em área central de Teresina. Além disso, na Unidade Ilhotas, foram realizadas as mesmas adequações aplicadas ao pronto atendimento do HUP: são dois fluxos com equipes distintas para separar as crianças com sintomas de quadros gripais dos quadros não gripais desde a triagem até a internação, se necessário.

O médico infectologista e coordenador do SCIH do HUP, Eduardo Mendes, explicou que as medidas adotadas visam o reforço em cima das ações não farmacológicas de prevenção. “Nós sabemos que a transmissão das síndromes gripais não é diferente da nova gripe (COVID-19). É uma transmissão que acontece por meio de gotículas de saliva e que pode ser feita na aproximação de pessoas. Quando alguém tosse ou espirra pode contaminar a pessoa que está ao lado e o ambiente, pois as gotículas caem sobre as superfícies. A separação dos Pronto Atendimentos protege, sobretudo, o público que não tem sintoma de síndrome gripal e que procura atendimento para outros problemas como, por exemplo, ortopédico ou neurológico, pois ele não fica exposto ao risco de contato com pessoas que estão com sintomas de síndrome gripal”, explicou o médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES