SISU: Piauí tem mais de 7 mil vagas de nível superior

As inscrições para concorrer às vagas nas universidades públicas estão abertas e devem ser realizadas até esta sexta-feira (9)

UFPI oferece vagas pelo SISU | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que dá acesso a cursos de nível superior estão abertas. interessados têm até esta sexta-feira (9) para se inscreverem por meio do site sisu.mec.gov.br. No Piauí, as Universidades Federal (UFPI), Estadual (Uespi) e o Instituto Federal (IFPI), oferecem, juntas, 7.013 vagas neste primeiro semestre.

Na UFPI, são 2888 vagas em 66 cursos de graduação presencial nos Campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus. O IFPI disponibilizou 2.185 vagas nos campi Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina Central, Teresina Zona Sul, Uruçuí e Valença, para 56 cursos de Licenciatura, Bacharelado ou Tecnológicos. Já a UESPI oferece 1.940 vagas para 55 cursos na modalidade presencial.

UFPI tem mais de 2800 vagas para o primeiro semestre de 2021 | FOTO: Divulgação

Cotas – Conforme determina a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas ofertadas via SISU são destinadas a candidatos que estudaram, pelo menos, todo o ensino médio na rede pública. A partir dessa condição, há vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo; autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; e pessoas com deficiência - desde que também tenham cursado todo o ensino médio em colégio público.

Os interessados em participar devem manifestar interesse em até duas opções de curso/instituição e especificar a ordem de preferência. Eles poderão optar pelas vagas de ampla concorrência ou aquelas reservadas a políticas de ações afirmativas, as cotas. Pelas regras, não é permitida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

O resultado da chamada única da primeira edição de 2021 será publicado no dia 13 de abril.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES