Sites do Governo do Piauí e da prefeitura voltam após horas fora do ar

A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) já havia informado que os serviços retornariam ainda hoje.

ry | weery
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O site do Governo do Piauí voltou no início da noite desta sexta-feira (10), após passar horas fora do ar como medida preventiva após um ataque hacker registrado a nível nacional no aplicativo ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. 

Além do pi.gov.br, o site da Prefeitura de Teresina também voltou ao ar após ter ficado sem acesso. De acordo com a Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER), o endereço eletrônico não foi retirado do ar como o do governo, e sim, devido ao problema com o domínio do site do Estado,  todos os subdomínios, que entre eles está os sites e sistemas da prefeitura, foram afetados.

Sites do Governo do Piauí e da prefeitura voltam após horas fora do ar (Foto: Portal Meio Norte)

“A Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER) informa que a instabilidade nos sites da prefeitura não está relacionada com nosso servidor, já entramos em contato com ATI do Estado do Piauí e fomos informados que há um problema com o domínio: pi.gov.br, que afeta a todos os subdomínios conforme está acontecendo com os sites e sistemas da prefeitura. A ATI do Estado do Piauí nos informou que irá emitir uma nota oficial informando o problema. Estamos aguardando mais informações para entender de fato o que está acontecendo”, informou o órgão, em nota enviada ao Meionorte.com.

A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) já havia informado que os serviços retornariam ainda hoje. 

Países serão avisados sobre falha no certificado de vacinação, diz Saúde

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Moreira da Cruz, afirmou nesta sexta-feira (10) que o governo federal não pode dar muitos detalhes sobre o ataque aos sistemas da pasta para preservar as investigações.

- Governo adia exigência de comprovante de vacina para viajantes após ataque

O site do ministério, o aplicativo e a página do ConecteSUS foram invadidos por hackers na madrugada desta sexta-feira (10). O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença.

Rodrigo Cruz disse que o Brasil enviará um comunicado a países para avisar sobre o problema nos dados de vacinação e para que aceitem o cartão físico como comprovante para entrada.

"O que a gente fez foi falar com o Ministério das Relações Exteriores para comunicar a todos os países que receberão voos do Brasil para comunicar o ocorrido. Estamos enviando o comunicado que sugere que o cartão físico também seja aceito e lembrando que o comprovante podia ter sido salvo, as pessoas que baixaram o PDF, que continua valendo", afirma.

Secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Moreira da Cruz

Investigação do ataque

A Polícia Federal esclareceu que o ataque cibernético foi realizado por meio do ambiente de nuvem pública Amazon Web Services (AWS). Segundo a PF, os bancos de dados de sistemas do Ministério da Saúde não foram criptografados.

"A gente teve um ataque que registra a vacinação e outros sistemas. Alguns foram prontamente estabelecidos", disse Cruz. "Não só o da vacinação, mas diversos outros ficaram instáveis", afirmou o secretário, citando, por exemplo, o gerenciamento da fila de transplantes.

"O caso já está com a Polícia Federal, está sendo analisado pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional ). A gente não pode dar muitos detalhes porque a gente está em fase de investigação e os órgãos pedem que não sejam passados para não atrapalhar o processo", disse o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES