Situação da Caatinga no Brasil é “preocupante”, dizem especialistas

Projeto que cria a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga (PLS 222/2016).

Caatinga em discussão | Gabriel Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) debateu nesta sexta-feira (25) o projeto que cria a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga (PLS 222/2016). O debate reuniu uma série de especialistas da região, ligados ao Consórcio Nordeste, a universidades e a movimentos sociais. A reunião foi conduzida pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), que explicou porque a aprovação de um marco regulatório conciliando desenvolvimento e sustentabilidade pode revitalizar socioeconomicamente a Caatinga.

Bioma caatinga (Gabriel Carvalho/Setur Bahia)

"98% da vegetação nativa da Caatinga encontra-se em terras privadas. O avanço da mineração também é uma questão delicada, que exige intervenções sensatas. Não há condições nem meios de parar ou mesmo frear bruscamente a expansão dessa atividade, mas temos que encontrar meios de conciliar a mineração com a sustentabilidade. Devemos também trazer ao debate a revitalização do rio São Francisco", alertou Prates.

Outro que definiu o quadro atual da Caatinga como "preocupante" foi o professor Carlos Sorensen, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenador do projeto Caatinga Potiguar.

"O estágio de conservação da Caatinga é preocupante. Dados de satélite mostram que mais da metade da área original da Caatinga já foi completamente desmatada. Além disso, a rede de unidades de conservação cobre só 2% da sua extensão em unidades integrais", lamentou.

Devido a esse quadro desafiador, houve um consenso durante a reunião de que o PLS 222/2016 pode marcar um novo período de desenvolvimento para a região. Para os especialistas, a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga está de encontro às diretrizes da COP 27. Acerta ao romper com a "falsa dicotomia" de que haveria algum conflito entre desenvolvimento e conservação ambiental. Para eles, a história do desenvolvimento econômico, não só no Brasil como em diversas outras regiões, indica que o crescimento sem preservação ambiental tende a aprofundar as desigualdades sociais.

Miséria crônica

Os especialistas alertaram também sobre o difícil quadro socioeconômico que historicamente marca o semiárido. Cerca de 28 milhões de brasileiros vivem hoje na Caatinga, com 40% deles em áreas rurais. Especialmente os da área rural dependem direta ou indiretamente de recursos provenientes da Caatinga, região com os piores índices de desenvolvimento humano do Brasil, e também com os mais altos índices de insegurança alimentar e hídrica.

A pesquisadora Marcia Vanusa, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), falou sobre o potencial dos compostos bioativos da flora da Caatinga para a bioeconomia do semiárido. Jean Paul Prates informou que as colaborações dos pesquisadores serão incorporadas ao PLS 222/2016. Ele lembrou que os compostos bioativos da região marcam o conhecimento tradicional, inclusive na área medicinal. O senador acredita que o Brasil precisa perder a "mentalidade colonizada" de assistir muitos desses compostos serem patenteados por outros países, conformando-se com a condição de mera exportadora de matéria-prima. (Fonte: Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES