Situação precária de ônibus intermunicipal revolta passageiros no interior do PI

Situação precária de ônibus intermunicipal revolta passageiros no interior do PI

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


A secretária Antônia Oliveira de Carvalho mora na cidade de José de Freitas e se desloca diariamente a Teresina para o trabalho. Para chegar na hora certa, ela precisa tomar a condução de 6 horas da manhã e rezar para que o pior não aconteça, pois, segundo ela, as falhas de funcionamento são uma constante nestes ônibus. “Há duas semanas, um pneu do ônibus em que eu estava sacou para fora e passamos mais de uma hora no meio da pista esperando pela manutenção do veículo. Não pudemos pegar o ônibus seguinte porque ele já estava lotado. Cheguei atrasada ao trabalho por causa de um serviço que não foi executado como deveria. Estamos pagando por um serviço ruim e isto é revoltante”, relata. Problemas técnicos nestes ônibus intermunicipais são o de menos.

Os consumidores deste serviço são obrigados a conviver diariamente com veículos em péssima condição de conservação, como goteiras no teto, piso com buracos, muita sujeira, grades de isolamento quebradas e, em alguns veículos, falta até ar-condicionado. Além de tudo, tem a superlotação. “Utilizar esses ônibus é horrível. Os ônibus vêm muito lotados, é impossível vir sentado. Você imagine uma viagem de uma hora em um ônibus cheio, é muito desgastante. A pessoa já chega cansada em Teresina, e isso logo no início do dia”, reclama Antônia.

Diariamente, centenas de pessoas vão a Teresina para trabalhar, estudar ou usufruir do mercado de bens e serviços. José de Freitas é uma das principais cidades da Grande Teresina, região metropolitana que engloba uma série de cidades próximas, e está localizada a cerca de 50 quilômetros da capital. O deslocamento daquele município para Teresina tem aproximadamente a mesma distância em quilômetros de uma rota completa da linha Universidade Circular, em Teresina. Ainda assim, a tarifa para trabalhadores custa R$ 3 e a passagem inteira sai a R$ 4,60 para o consumidor regular. Como nos ônibus de transporte público da capital, os veículos que fazem o trajeto Teresina - José de Freitas também sofrem com a superlotação e más condições de manutenção.

Secretaria de Transportes intensificará fiscalização

Procurado pela reportagem do Jornal Meio Norte, o superintendente da Secretaria de Transportes do Estado do Piauí, Guilhermano Pires, informa que a secretaria está ciente de possíveis irregularidades e, em breve, executará um plano de trabalho com o fim de monitorar e determinar as condições de operação deste veículos.

O assunto será tratado diretamente com o governador Wellington Dias, mas ainda não tem previsão. "Os convênios entre a Setrans e o Batalhão de Polícia Rodoviária Federal do Estado acabaram de ser firmados e uma das finalidades da parceria é fiscalizar o sistema de transporte intermunicipal. A Secretaria de Transportes vai estabelecer uma audiência junto ao governador Wellington Dias para que possa ser desenvolvido um plano de trabalho para determinar as condições operação destes veículos e realizar o monitoramento do sistema como um todo. Mudanças deverão acontecer em breve", pontua o superintendente Guilhermano Pires.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES