Snacks saudáveis: como escolher o melhor?

Dentre tantas opções de snacks no mercado, estar atento aos rótulos faz toda a diferença para optar pela melhor opção para a saúde e saciedade

| Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Snacks (ou lanches, em português) são petiscos que se popularizaram como formas muito eficazes de manter a saciedade ao longo do dia, já que estabilizam o nível de açúcar no sangue. Mas será que todos apresentam essa função? Quando feitos com ingredientes saudáveis e nutritivos, a resposta é sim. E ainda podem evitar o exagero nas refeições principais e ajudar a equilibrar os níveis de energia ao longo do dia.

Hoje, são inúmeros os snacks nas prateleiras das lojas de produtos naturais e supermercados. Porém, sabemos que nem todos são iguais e nem todo mundo está atento aos rótulos.

Características de um bom snack: saudável e nutritivo

Para um snack ser considerado saudável, é importante que ele não contenha açúcar, e ainda tenha pouco sal e gordura saturada.

Muitos deles se apresentam como “saudáveis”, “lights”, “zero açúcar” na embalagem, mas, muitas vezes, mesmo com poucas calorias, estão repletos de ingredientes vazios e substitutos ao açúcar nem tão saudáveis assim.

De acordo com a nutricionista Anne Albano, fibras e proteínas são ótimos componentes para um snack ideal, além de boas fontes de gordura, como o azeite de oliva e a linhaça. “O consumo de alimentos leves e nutritivos entre as refeições é importante para garantir a saciedade e também evitar oscilações de humor”, reforça.

Aprendendo a decifrar o rótulo dos produtos

A tabela nutricional e a lista de ingredientes dos produtos normalmente estão no verso da embalagem, e é ali que os alimentos mostram se são realmente saudáveis ou não. Geralmente, a tabela nutricional está dividida em: porção, nutrientes declarados e percentual do valor diário.

A porção é a quantidade média do alimento que deve ser consumida por dia, enquanto o percentual do valor diário (frequentemente indicado como “VD”), sugere a ingestão diária recomendada de cada item para a nutrição de uma pessoa adulta e saudável. Esses valores foram elaborados pelo Ministério da Agricultura a partir de dados da Organização Mundial da Saúde, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e do Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Os principais nutrientes declarados da tabela nutricional normalmente são: valor energético (ou calorias), carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibras alimentares, sódio, vitaminas e minerais, entre outros. Desses, fuja das gorduras trans e de grandes quantidades de açúcar ou substitutos artificiais.

Segundo a nutricionista Anne Albano, “a lista de ingredientes é outra forma de avaliar a composição dos alimentos, não só para entender a composição mas, principalmente, para poder avaliar a proporção entre eles.” De acordo com a RDC 259-2002, da Anvisa, os ingredientes devem constar em ordem decrescente de sua proporção na formulação do alimento, ou seja, se o primeiro ingrediente da lista é “açúcar”, esse é o componente em maior quantidade no produto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES