Sobe para 29 o número de mortos em ataque terrorista na Somália

O atentado foi reivindicado pelo grupo al-Shabaab

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ataque a um hotel na Somália terminou neste domingo, deixando 29 pessoas mortas durante um cerco que durou mais de 12 horas. O atentado, reivindicado pelo grupo al-Shabaab, aconteceu duas semanas após duas explosões na capital matarem mais de 350 pessoas e ferirem 228, no maior ato terrorista da História do país. O al-Shabab, aliado da al-Qaeda, quer derrubar o frágil governo da nação, apoiado pela ONU, e impor um governo de lei islâmica.

— Temos certeza que 29 pessoas morreram, mas o número pode aumentar — disse um policial. — Ao menos 12 mortos são policiais, e uma mulher foi decapitada enquanto seus três filhos foram mortos.

Três terroristas foram capturados vivos e dois outros se explodiram após serem baleados, disse a polícia. Alguns militantes podem ter se disfarçado e escapado com as pessoas que foram resgatadas do hotel. O ataque começou na tarde de sábado, quando carros-bomba entraram pelos portões do hotel Nasahablod Two hotel, perto do palácio presidencial. Os veículos destruíram a entrada do hotel de três andares, e um atirador entrou no prédio.

O governo somali demitiu os chefes de inteligência e da polícia do país após o ataque extremista de quinta-feira. O presidente somali, Mohamed Abdullahi Mohamed, condenou o ataque:

"Tais atrocidades não nos dissuadirão nunca, nem nos desalentarão no combate contra os terroristas, declarou num comunicado.

Muitos policiais somalis vivem em hotéis pela segurança que eles oferecem, e o al-Shabab já atacou prédios onde os membros do governo estavam hospedados. O grupo extremista foi expulso da capital do país em agosto de 2011 e, ao longo dos anos, perderam o controle dos principais bastiões. Porém, os rebeldes continuam a controlar as áreas rurais e lançam ataques contra as alianças militares, governamentais e civis, bem como ataques terroristas na vizinha Quênia.

A Somália vem sendo assolada por conflitos desde 1991, quando líderes de clãs depuseram um ditador e depois se voltaram uns contra os outros. Um dos países mais pobres da África, a Somália enfrenta uma insegurança alimentar grave e depende de doadores estrangeiros para prover suas instituições e serviços básicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES