'Sobrevivente pela educação', diz professora negra sobre racismo

Ela levou Lázaro Ramos, um dos palestrantes do evento, às lágrimas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eu sou uma sobrevivente pela educação. Com todo o preconceito e com todas as coisas, eu venci", afirmou a paranaense Diva Guimarães, que emocionou milhares de brasileiros ao discursar sobre preconceito durante a 15ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no dia 29 de julho. "Um negro pra estudar e pobre passa por muitas humilhações", disse a professora, que é formada em Educação Física.

No discurso, a aposentada, que tem 77 anos, levou o ator Lázaro Ramos, um dos palestrantes do evento, às lágrimas. O vídeo viralizou na internet e teve milhões de visualizações.

Nascida em Serra Morena, na região norte do Paraná, e neta de escravos, Diva tomou coragem ao pegar o microfone e relatou uma vida de dificuldades impostas pelo racismo e pela intolerância.

Ela declarou ainda que, quando era mais nova, sofreu preconceito de forma explícita e que, atualmente, continua sofrendo o mesmo absurdo, mas de forma velada.

“Você entra em uma loja e escuta ‘posso lhe servir?’ mas isso não é para servir você, é para ficar andando atrás de você para ver se vai roubar”, afirmou.

Durante a sua fala no evento, a aposentada também citou problemas na educação pública brasileira e deu uma lição de vida ao lembrar dos ensinamentos da falecida mãe.

Aliás, a coragem para botar para fora todo aquele desabafo, segundo Diva, em público, foi graças à ajuda espiritual da mãe. "Eu acho que ela estava do meu lado e meu levantou. Porque ela sempre nos levantou".

Ela lembrou ainda que havia outros negros na instituição, mas que ela apanhava mais porque era rebelde.

"Eu fui me tornando terrível e, às vezes, apanhava até sem saber. Isso marcou a minha vida profundamente", desabafou a aposentada.

OPÇÃO DE VIDA



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES