Sojicultor piauiense deve cumprir calendário de plantio do Mapa

No Piauí, a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, por intermédio da Adapi é o órgão responsável por fiscalizar

Sojicultor piauiense deve cumprir calendário de plantio do Mapa | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Piauí, a safra de soja 2022/23 atingiu um volume de aproximadamente 3,3 milhões de toneladas. Um valor 9,8% superior a safra 2021/20022. Com esses números, o Piauí se coloca como o nono maior produtor de soja do Brasil.

Mas, para que a produção deste importante grão seja feita livre de doenças e pragas, é importante que o sojicultor esteja atento às suas obrigações: fazer o plantio dentro do calendário estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e respeitar o período de 90 dias do vazio sanitário.

Sojicultor piauiense deve cumprir calendário de plantio do Mapa - Foto: Ascom

No Piauí, a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, por intermédio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), é o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento das obrigações do produtor. “Nós temos informado e educado o produtor em relação a importância de cumprir com essas obrigações e respeitar as datas estabelecidas. E o produtor que não estiver em regularidade pode ser penalizado” alerta Isaías Marques, fiscal Estadual Agropecuário e coordenador de Defesa Vegetal da Adapi.

Cumprindo estas obrigações, o sojicultor, protege a sua fazenda, melhora a gestão financeira da propriedade e ainda aumenta sua rentabilidade através de uma safra altamente produtiva. “Nosso objetivo é que o Piauí cresça cada vez mais como produtor de grãos e faremos esse incentivo ainda mais forte ao pequeno produtor, para que ele também cumpra todas as suas obrigações e aumente sua renda, através de uma safra saudável e produtiva“, ressalta o secretário da Sada, Fábio Abreu.

No Piauí, os prazos são divididos por três regiões. Na região I, o prazo de plantio começou em 1º de dezembro de 2022 e segue até 20 de março de 2023. Já as região II e III tiveram seus prazos encerrados. No site da Adapi, o produtor pode fazer sua declaração em uma plataforma bem simples e didática.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES