Soldados armados com escopetas e escudos fazem segurança perto do local do leilão de Libra

Quatro jipes do Exército e homens da cavalaria também fazem patrulha no entorno

Tropa do Exército fica a postos em frente a na Barra da Tijuca | O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 40 soldados do Exército, do 1º Batalhão de Guarda, armados com escopetas, bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha, além de escudos, já fazem a segurança em frente ao hotel que vai sediar nesta segunda-feira (20) o primeiro leilão do pré-sal, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

Quatro jipes do Exército e homens da cavalaria também fazem patrulha no entorno e há dois barcos da Marinha em frente ao hotel. As ruas ao redor serão fechadas a partir da meia noite de hoje até à meia noite de amanhã.

Greve

Os petroleiros completam neste domingo (20) o quarto dia de paralisação da greve nacional por tempo indeterminado convocada contra o leilão do Campo de Libra, na camada do pré-sal; pelo acordo coletivo de trabalho que está em negociação com a Petrobras; e contra o Projeto de Lei (PL) 4.330, em tramitação na Câmara dos Deputados, que pretende expandir a terceirização da mão de obra no país.

O Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, obteve no final do dia de ontem (19) uma liminar na Justiça que garante a saída dos petroleiros que estavam trabalhando há mais de 12 horas na Refinaria Duque de Caxias (Reduc). A decisão da Justiça determina que, caso os trabalhadores permanecessem após esse período no local de trabalho, a Petrobras seria obrigada a pagar multa de R$ 10 mil por hora, por trabalhador.

Protesto

O coordenador-geral da FUP (Federação Única dos Petroleiros), João Antonio Moraes, disse que os petroleiros vão priorizar uma manifestação para esta segunda, entre 8h e 9h, em Brasília, em frente ao Congresso Nacional, onde os petroleiros estão acampados.

Moraes disse que uma manifestação nas proximidades do hotel onde ocorrerá o leilão, no Rio, é praticamente impossível, "devido ao uso da tropa de guerra montada pelo Exército". O dirigente disse ainda que a Petrobras convocou para amanhã às 10h, na sede da empresa no Rio, uma reunião para tratar da data-base dos petroleiros.

No documento, a Gerência de Recursos Humanos da estatal informa que apresentará nova proposta para o acordo coletivo de trabalho 2013. Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 16,53%. A Petrobras ofereceu até agora um aumento de 6,09% (variação do IPCA) no salário-base, além de 7,68% na remuneração mínima por nível e regime (RMNR) e um abono equivalente a uma remuneração ou R$ 4 mil, o que for maior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES