Soldados piauienses enfrentam protesto contra transposição do São Francisco

Soldados piauienses enfrentam protesto do MST e índios em PE

Soldados piauienses enfrentam protesto contra transposição do São Francisco | A Tarde
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Integrates do 2? Batalh?o de Engenharia e Constru??o (BEC) de Teresina, que devem realizar a obra do eixo norte da transposi??o do Rio S?o Francisco, enfrentaram na ?ltima sexta-feira (29/06) protestos na Fazenda Tucuru, em Cabrob? (PE).

Integrantes do movimento contra a transposi??o do Rio S?o Francisco dan?aram o tor? ? cerim?nia ind?gena que busca diminuir os males - e fizeram o enterro simb?lico da obra da transposi??o do Velho Chico. O ex?rcito est? alojado a 6 km do acampamento dos manifestantes, que est?o irredut?veis e fi?is as reivindica?es.

Cerca de 1600 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), ?ndios Truk?s, Tumbalal?, Kambiuam, Pipipam, Karirixok? e outros movimentos sociais dos Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Cear?, ocuparam a fazenda Tucuru.

Juiz manda retirar manifestantes

O juiz da 20? Vara Federal de Salgueiro (PE), Georgius Lu?s Argentini Pr?ncipe Credidio, determinou, na sexta-feira, que seja requisitada for?a federal para retirar os ?ndios e sem-terra da ?rea do canal do Eixo Norte da transposi??o do Rio S?o Francisco, em Cabrob? (PE), ocupada desde a madrugada da ?ltima ter?a-feira. A decis?o aumentou a tens?o entre os manifestantes, que temem um confronto com a pol?cia ou mesmo com as tropas do Ex?rcito, que est?o estacionadas a seis quil?metros da beira do rio.

A decis?o do juiz implica n?o apenas o uso da for?a federal, mas tamb?m em multa de R$ 10 mil aos l?deres da ocupa??o, caso a decis?o n?o seja cumprida. Requisita, ainda, a presen?a de representantes da Funai (Funda??o de Apoio ao ?ndio) e adverte, ao mesmo tempo, que a a??o de reintegra??o ?seja com a m?xima cautela, calma e pondera??o pelos oficiais de justi?a e policiais federais?. Ainda segundo a decis?o do juiz da 20? Vara Federal, dever?o ser identificados e citados os l?deres do movimento no auto de desocupa??o da ?rea.

At? as 19 horas de sexta-feira, contudo, a decis?o do juiz n?o tinha sido comunicada oficialmente aos l?deres do movimento. A advogada do movimento, Juliana Barros, explicou que os manifestantes ir?o aguardar que sejam comunicados por um oficial de justi?a. ?Por enquanto, vamos ficar e somente com a intima??o oficial ? que adotaremos uma posi??o?, disse.

Na manh? de s?bado, os ?ndios truk?s e demais integrantes de outras na?es ind?genas que est?o na ?rea do canal da transposi??o, justamente com integrantes de v?rios movimentos sociais, v?o realizar uma manifesta??o na cidade de Cabrob?, relembrando os dois anos da morte de dois ?ndios no interior da aldeia Truk?, que fica na Ilha de Assun??o, nos arredores de Cabrob?. A id?ia ? tamb?m mostrar ? popula??o da cidade os motivos da ocupa??o e o porqu? da luta contra a transposi??o do Rio S?o Francisco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES