Sonda japonesa inicia segunda descida a asteroide para colher amostras

Hayabusa2 disparou um projétil metálico em fevereiro e agora vai coletar mais material no asteroide

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sonda japonesa Hayabusa2 iniciou nesta quarta-feira (10) a segunda descida para um remoto asteroide com o objetivo de coletar amostras subterrâneas que podem fornecer informações sobre a origem do sistema solar, disse a agência responsável.

Imagem de fevereiro de 2019 feita a 30 metros de distância do asteroide Ryugu mostra a sonda Hayabusa2 se aproximando do corpo celeste. — Foto: Nagooya University / Jaxa / Tokyo University / Kochi University / Rikkyo University / Chiba Institute of Technology / Meiji University / Aizu University / National Institue of Advanced Science and Technology / AFP 

Hayabusa2 está tentando voltar à superfície do asteroide Ryugu, que está a cerca de 245 milhões de quilômetros da Terra. A sonda já tomou uma série de amostras da superfície do asteroide, mas esta é a primeira vez que tentará coletar detritos subterrâneos, não afetados pela radiação e outros fatores.

A Agência Japonesa de Exploração Aerospacial (JAXA, sigla em inglês) indicou que o descida começou às 10h46 (hora local), a uma velocidade inicial de 40 centímetros por segundo. Se a descida for bem sucedida, a aterrissagem será completada cerca de 24 horas após seu início.

Em fevereiro passado, a sonda desceu pela primeira vez à superfície do asteroide para coletar as primeiras amostras. A sonda disparou um projétil metálico no asteroide para criar uma cratera, em abril passado.

Ilustração gráfica da sonda espacial Hayabusa-2 — Foto: Akihiko Ikeshita/AF 

A sonda foi lançada em dezembro de 2014 e, para alcançar o asteroide, percorreu um caminho orbital em torno do Sol de cerca de 3,2 bilhões de quilômetros. Esta segunda aterrissagem é a última operação da Hayabusa2 antes que retornar à Terra, no final do próximo ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES