SP: Padre acusado de estupro ofende coroinha pelas redes sociais

Jovem acusa padre de estuprá-lo e dizer que Deus concordava com o que ele estava fazendo. Crime teria ocorrido em Guarujá, litoral paulista.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um print de uma conversa nas redes sociais entre o estudante Lucas Grudzien, de 22 anos, e o padre que ele acusa de estuprá-lo, mostra o religioso o chamando de 'bundão' e 'viado'. O jovem acusa o padre de abusar sexualmente dele por mais de um ano durante sua adolescência, quando ele frequentava uma igreja em Guarujá, no litoral de São Paulo. A defesa do religioso nega as acusações. As informações são do G1.

“Agora, o meu principal objetivo é alertar os jovens que passam ou passaram por isso por parte de autoridades, independente de usarem batina ou um terno. Que essas pessoas não se calem e tenham coragem de denunciar", disse Lucas nesta quarta-feira (16).

De acordo com o ex-coroinha, o que o move a divulgar o caso atualmente é alertar outras vítimas e encorajá-las, além de acreditar que a justiça ainda deva ser feita. “O sentimento de estar perdido, de não saber o que está acontecendo é muito forte, mas não tem que ser maior que a coragem de falar”, diz.

Arquivo Pessoal

Ele relatou que pretende fazer um grupo nas redes sociais, em apoio a outras vítimas e famílias que passaram pelo que ele relata ter vivido. Estou recebendo o apoio de diversas pessoas, poucas se voltaram contra mim depois que resolvi falar e isso é muito importante. O apoio para a vítima é essencial, porque o primeiro passo é conseguirmos contar", diz.

Lucas acusa o padre de tê-lo estuprado quando ele tinha apenas 15 anos. Ele afirma que a família é católica e sempre frequentou a igreja. Aos 12 anos começou o curso para ser coroinha, quando, segundo ele, o Padre Edson Felipe Monteiro Gonzalez passou a se aproximar mais. Em 2012, a convite do religioso, ele passou a trabalhar na área administrativa da instituição católica.

Lucas afirma que, ao completar 15 anos, o padre pediu para ele trabalhar até mais tarde. Neste dia, começaram os estupros, que se estenderam de agosto de 2012, até dezembro de 2013. Durante esse tempo, o jovem afirma que passou a tirar notas baixas, ficar agressivo e depressivo, mas ter receio de contar o que acontecia.

Arquivo Pessoal

Conforme está divulgado no site da Diocese de Santos, o padre, de 35 anos, já trabalhou em diferentes paróquias das cidades da Baixada Santista e também foi diretor e professor de Teologia. Ele ainda chegou a ser Assessor Eclesiástico Diocesano do Setor Juventude, entre agosto de 2010 e agosto de 2015. O religioso foi denunciado pelo jovem em 2014 tanto ao Ministério Público (MP), quanto a igreja.

Ainda segundo o estudante, o padre o orientava a apagar todas as conversas deles pelas redes sociais. Mas, uma das vezes, ele esqueceu e o pai acabou vendo e o questionando sobre o que estava ocorrendo. Após ter coragem de relatar tudo a família, eles registraram boletim de ocorrência e recorreram ao Ministério Público. A mãe dele também chegou a enviar uma carta ao Vaticano relatando o ocorrido.

O inquérito policial instaurado pelo MP foi arquivado, sem oferecimento de denúncia. O padre seguiu trabalhando normalmente até 2016 na igreja.

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES