mais

SpaceX lança hoje foguete que vai colocar turistas na órbita da Terra

Empresa vai levar bilionário Jared Isaacman e mais três civis para voo orbital. Decolagem está prevista para as 21h e serão 3 dias de missão

O turismo espacial irá ultrapassar uma nova fronteira nesta quarta-feira (15), quando um foguete da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, levará outro "ricaço", o empresário Jared Isaacman, e mais três civis para a órbita da Terra, onde ficarão cerca de 3 dias dando voltas ao redor do globo.

A missão Inspiration4 da SpaceX é diferente das que fizeram os "rivais" de Musk, Jeff Bezos e Richard Branson - outros dois bilionários que decidiram investir neste ramo. Os voos deles foram do tipo suborbital e duraram menos de 1 hora. O da Space X será orbital.

Outra diferença é que Bezos e Branson estavam a bordo, mas Musk não será tripulante de sua nave. Além das 4 pessoas a bordo, a cápsula carregará itens curiosos que depois serão vendidos em um leilão beneficente, como uma versão inédita da música "Time in disguise", do King of Leons.

Lançamento de um foguete Falcon 9 da SpaceX em 30 de maio de 2020 no Kennedy Space Center — Foto: Divulgação/SpaceX Lançamento de um foguete Falcon 9 da SpaceX em 30 de maio de 2020 no Kennedy Space Center — Foto: Divulgação/SpaceX 

Os bilionários estão de olho no turismo espacial. Em julho, Richard Branson, da Virgin Galactic, fez um voo de 20 minutos em uma nave que era um misto de avião com foguete, superando 80 km de altitude, o suficiente para ser considerado pioneiro no ramo.

Dias depois, Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, ficou 10 minutos a bordo da nave da sua empresa Blue Origin, lançada por um foguete tradicional acima da linha de Kárman.

Essa linha fica a 100 km do nível do mar e que muitos consideram o limite para delimitar o início do espaço – a Nasa, por outro lado, aceita o limite de 80 km.

A missão Inspiration4 da SpaceX é diferente das que fizeram os "rivais" de Musk, Jeff Bezos e Richard Branson - Foto: ReutersA missão Inspiration4 da SpaceX é diferente das que fizeram os "rivais" de Musk, Jeff Bezos e Richard Branson - Foto: Reuters

O voo, sem piloto, também foi um marco no setor.

Como objetivo, todas essas empresas querem fazer crescer esse segmento, mas existem muitas diferenças técnicas entre suas naves. Veja os detalhes a seguir.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail