SPFW institui cota racial obrigatória de 50% nos desfiles

Pelo menos 50% dos modelos deverão ser negros, afrodescendentes ou indígenas. Edição de 25 anos da São Paulo Fashion Week vai acontecer de forma virtual na próxima semana.

Desfile da grife LAB, dos artistas Emicida e seu irmão Evandro Fiotti, na Arena de Eventos do Parque do Ibirapuera na 42a. edição do São Paulo Fashion Week (SPFW) em 2016 | Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A São Paulo Fashion Week, principal semana de moda do país, vai ter cota obrigatória de modelos para "negros, afrodescendentes ou indígenas" em todos os desfiles.

A decisão foi anunciada às marcas participantes através de um comunicado e já passa a valer para a próxima SPFW, que celebra os 25 anos do evento e começa na semana que vem.

"É obrigatório que a grife mantenha mínimo de 50% de modelos entre negros, afrodescendentes e/ou indígenas, do total dos modelos participantes em seu desfile", diz o comunicado.

Desfile da grife LAB, dos artistas Emicida e seu irmão Evandro Fiotti, na Arena de Eventos do Parque do Ibirapuera na 42a. edição do São Paulo Fashion Week (SPFW) em 2016 — Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo 

"Serão considerados modelos afrodescendentes aqueles com ascendente por consanguinidade até o 2º grau. Os nomes destes modelos devem ser destacados na lista de casting."

Antes, o evento fazia uma recomendação de que parte dos modelos selecionados fossem negros, afrodescendentes ou indígenas, mas não era obrigatório como agora.

O documento diz ainda que, quem descumprir a regra, estará fora do line-up da próxima temporada.

Temporada virtual

A SPFW N50 vai ser virtual e acontece entre 4 a 8 de novembro. A edição N49 prevista para o final de abril foi cancelada por conta da pandemia.

Além dos desfiles, peças e filmes serão exibidos no canal do YouTube e haverá intervenções com projeções espalhadas pela cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES