SSP-PI apresenta sistema de gestão de risco na assembleia legislativa

O Sistema de Gestão Integrada de Riscos em uma audiência pública na CCJ – Comissão de Constituição de Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu apresentou na manhã desta quarta (10) o Sistema de Gestão Integrada de Riscos em uma audiência pública na CCJ – Comissão de Constituição de Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí. A política reúne os campos das instituições de segurança pública, assistência social, justiça e tecnologia. O intuito é dar maior atenção às categorias de risco com medidas direcionadas a cada perfil criminoso.

O projeto apresentado propões uma estrutura organizacional do Sistema Integrado de Gestão de Risco composto por Câmaras Temáticas (ambiental, tecnológica, socioeconômica, política criminal); Núcleo de Estudo e Pesquisa(estatística e análise criminal); um Comitê de Gestão de Risco (SSP, Sejus, Sasc, ATI, CBM, PC e PM) e Unidades de Gestão de Risco em cada uma das Instituições.

Para o Secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu o projeto apresentado hoje na Assembleia é inovador até para o país e de fundamental importância no Estado, "estamos buscando individualizar o tratamento através dos níveis em baixo, médio e alto risco sendo tratado de forma diferente desde o início da ocorrência até sua prisão. Também isso dificulta a especialização desses criminosos e possibilitar a ressocialização de indivíduos que começão com crimes de menor poder ofensivo que não poderão ter mais contato com indivíduos de alto risco", enfatiza Abreu.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Deputado Estadual Firmino Filho, "chegou uma mensagem do Governador do Estado para que nos fizéssemos uma análise sobre um projeto de Lei do Sistema de Gestão de Risco e agora analisamos nesta audiência pública para discutir, não só com as Secretarias envolvidas, Sejus, Sasc, SSP, ATI, que participarão efetivamente da implantação desses sistema, mas também convidamos o Ministério Público, a OAB e o Poder Judiciário que também deverão participar como membros ativos desses sistema de gestão. Esse é o primeiro passo para que possamos efetivamente botar em prática essa lei quando vier a ser sancionada pelo Poder Executivo e pelo Governador do Estado", destaca o parlamentar.

Os critérios para categorizar os riscos são: a pena, contumácia, maturidade na atividade criminosa, modo de atuação, habilidades e repercussão. O projeto vai ao encontro ao Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, é a criação de um banco de dados integrado. A Agência De Tecnologia da Informação trabalha no sistema de Identificação Biométrica da Segurança (Ibioseg), tecnologia piauiense desenvolvida em parceria com técnicos das secretarias de Segurança e Justiça e ATI. Antes mesmo de ser lançado o sistema já foi solicitado pelo Estado do Rio de Janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES