Startup brasileira vence competição de inovação em turismo da OMT

Sisterwave, selecionada inicialmente em um desafio promovido pelo MTur e pelo Wakalua, é a campeã na categoria de equidade de gênero em concurso global

Startup | Divulgação MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Estamos abrindo portas para que o nosso propósito de ser uma rede global de apoio à mulher que viaja se internacionalize e impacte a vida de muitas mulheres ao redor do mundo”. O depoimento entusiasmado é de Jussara Botelho, CEO da Sisterwave, plataforma online de Brasília (DF) que conecta mulheres viajantes e moradoras dos destinos visitados e que acaba de vencer a 3ª Competição Global de Startups da Organização Mundial do Turismo (OMT) na categoria de equidade de gênero.

O concurso, realizado em parceria com o Wakalua Innovation Hub - primeiro polo global de inovação em turismo -, reuniu cerca de 10 mil propostas de 138 países e consagrou 25 projetos de 18 nações, destacando a capacidade de contribuir para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS (Confira aqui os vencedores). Finalista do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, promovido em 2020 pelo Ministério do Turismo e o Wakalua e que a habilitou a disputar o evento da OMT, a Sisterwave permite às usuárias se cadastrar para se hospedar na casa de mulheres ou ser anfitriã.

Jussara Carvalho comemora a conquista e incentiva a busca por inovação no turismo. "É a primeira vez que uma startup brasileira é campeã dessa competição da OMT. A gente traz a equidade de gênero para o turismo, permitindo que a mulher possa viajar com mais liberdade, autonomia, e gerando renda para a moradora local. Estamos muito felizes com esse resultado e queremos incentivar outras startups a inovar no turismo, a utilizar a tecnologia e a criatividade. Existem muitas soluções para serem desenvolvidas”, aponta.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, parabeniza a Sisterwave pela vitória e garante empenho por avanços. “É gratificante saber que uma ideia brasileira conseguiu se destacar em meio a tantos projetos”, ressalta.

SUPORTE - Os vencedores da competição global terão benefícios como acesso à rede de inovação da OMT e apresentação a estados-membros da entidade e investidores. O secretário-geral da organização, Zurab Pololikashvili, destaca a importância do trabalho voltado à inovação no setor. “Os vencedores mostram o poder de novas ideias para transformar nosso setor. Ao adotar a inovação, podemos concretizar esse potencial e construir um futuro melhor para as pessoas e o planeta por meio do turismo”, observa.

As campeãs do evento da OMT contarão com suporte especializado e apoio para se desenvolverem ainda mais, incluindo programas de mentoria da Amadeus - uma das maiores companhias mundiais de tecnologia e viagens -, do Google e da Mastercard. O diretor-geral do Wakalua, Lisandro Menu-Marque, aposta no surgimento de novas soluções. “A decolagem do turismo pós-Covid está cada vez mais perto. A implementação de muitas das soluções inovadoras, que nos trouxeram empresários de todo o mundo, fará parte disso”, ressalta.

Os campeões da competição global também serão convidados a participar neste ano de um evento de apresentação a ser organizado pelo Wakalua no âmbito da Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), além de um evento semelhante que ocorrerá durante o Tourism Tech Adventures Forum, no Catar.

As 25 vencedoras da disputa da OMT, selecionadas por um júri de líderes do turismo mundial, sugerem soluções diferenciadas para o avanço dos ODS, sendo que as Américas lideraram a apresentação de propostas vitoriosas (9). 

DESAFIO BRASILEIRO – Em 2020, o Ministério do Turismo lançou o “1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo”, em parceria com o Wakalua. A iniciativa, que reconheceu soluções voltadas à retomada do setor, recebeu inscrições de quase 800 projetos de startups nacionais. Os 10 melhores projetos foram classificados para as semifinais da competição global da OMT, incluindo a Sisterwave. O evento da Organização Mundial do Turismo também teve entre os finalistas a Worldpackers, de São Paulo, e a Smart Tour Brasil, de Santa Catarina, respectivamente nas categorias de redução das desigualdades (ODS 10) e saúde e bem-estar (ODS 3).

Primeira colocada no evento nacional, a Worldpackers é uma plataforma online que conecta viajantes e anfitriões de todo o planeta por meio do voluntariado, de forma que os turistas convertam a oferta de habilidades em troca de acomodação e experiências locais. Já a Smart Tour oferece uma plataforma para rastrear viajantes infectados pelo novo coronavírus. Por meio de QR Code, o sistema identifica estabelecimentos e pessoas que tiveram contato com indivíduos testados positivos antes do diagnóstico.

Além do desafio nacional de inovação, a parceria entre Ministério do Turismo e Wakalua tem por objetivo o desenvolvimento de uma estratégia de inovação no Brasil para o setor de turismo. “A cooperação com o Wakalua inclui ainda a abertura de um hub da entidade no Brasil, o que será um marco na busca pela inovação no turismo no governo Bolsonaro”, destaca o ministro Gilson Machado Neto. (Por André Martins/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES