Stephen Sondheim, mestre dos musicais da Broadway, morre aos 91 anos

'Gypsy', 'Compamy', 'Sweeney Todd' e 'Into the woods' também são de autoria do americano, que redefiniu o padrão artístico do teatro

Stephen Sondheim, mestre dos musicais da Broadway, morre aos 91 | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Stephen Sondheim, um dos maiores compositores de musicais da história da Broadway, cujas músicas e letras elevaram e redefiniram o padrão artístico americano, morreu na sexta-feira em sua casa em Roxbury, Connecticut. Ele tinha 91 anos.

Seu advogado e amigo, F. Richard Pappas, anunciou a morte, que ele descreveu como repentina. No dia anterior, Sondheim celebrou o Dia de Ação de Graças com um jantar com amigos em Roxbury, disse Pappa.

Stephen Sondheim- Foto: Reprodução/OGlobo.com

Ao longo de uma carreira célebre de mais de 60 anos, Sondheim co-criou clássicos do teatro da Broadway, como West Side Story, Gypsy, Sweeney Todd e Into the Woods, todos os quais também se tornaram filmes de sucesso.

Suas canções intrincadas e incrivelmente inteligentes ultrapassaram os limites da forma de arte e ele criou obras-primas comoventes e engraçadas de assuntos improváveis, incluindo um barbeiro assassino (Sweeney Todd), as comédias romanas de Plauto (Uma coisa engraçada que aconteceu no caminho para o fórum ) e uma pintura pontilhista de Georges Seurat (Domingo no Parque com George).

Sondheim elevou o status do musical, que costumava ser considerado um entretenimento familiar reconfortante e pouco aventureiro, e o usou para explorar os relacionamentos adultos em toda a sua complexidade. Follies and Company, que recebeu avivamentos arrebatadores em Londres em 2017 e 2018 respectivamente, deu relatos agridoces de amor e vida. Suas composições também eram ricamente aventureiras.

Embora muitos criadores de teatro musical se especializem como compositor ou letrista, Sondheim se destacou em ambos. Depois de se estabelecer na Broadway, ele normalmente se encarregava da música e das letras em seus shows.

Sondheim nasceu em 22 de março de 1930 em Nova York. Seus pais, que trabalharam na indústria da moda, se divorciaram quando ele tinha 10 anos. Ele foi ensinado por um dos maiores letristas e libretistas, Oscar Hammerstein, de quem fez amizade com o filho na escola George em Newtown, Pensilvânia. Seu primeiro musical, escrito aos 15 anos, foi uma sátira dessa escola, intitulada By George.

Hammerstein, disse Sondheim, ensinou-lhe que, ao escrever letras, “o objetivo é subscrever, não substituir, porque a música é uma arte muito rica”. Quando Sondheim publicou seu conjunto de memórias em dois volumes, ele identificou três princípios para um escritor lírico produzir uma “letra respeitável”. Eram “menos é mais, o conteúdo dita a forma e Deus está nos detalhes”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES