STF decide e municípios podem proibir fogos de artifício barulhentos

Com a decisão do Supremo, municípios podem aprovar leis que proíbem o uso de fotos de artifício e outros artefatos pirotécnicos.

Municípios podem proibir fogos de artificios barulhentos | Agência Brasília
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que os municípios têm o direito de aprovar leis que proíbam a utilização de fogos de artifício e outros artefatos pirotécnicos que produzam barulho. A decisão foi tomada durante o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1210727, que teve repercussão geral (Tema 1056), na sessão virtual concluída em 8/5, seguindo o voto do ministro Luiz Fux, relator do caso.

O recurso ao STF foi apresentado pelo procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo contra a decisão do Tribunal de Justiça estadual (TJ-SP) que havia validado a Lei 6.212/2017 do Município de Itapetininga (SP), que proíbe a utilização de fogos de artifício e outros artefatos pirotécnicos que produzam barulho em toda a zona urbana municipal.

No voto pelo desprovimento do recurso, o ministro Luiz Fux destacou que a Corte tem reconhecido a competência legislativa concorrente dos municípios para tratar de proteção à saúde e ao meio ambiente. O STF já havia validado uma lei da capital paulista que havia proibido a utilização de fogos de artifício com barulho, em razão dos impactos negativos que essa prática causava a pessoas autistas e a diversas espécies animais, durante o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 567.

O ministro Luiz Fux também mencionou que a Resolução Conama 2/90, que dispõe sobre o Programa Nacional de Educação e Controle da Poluição Sonora, permite a fixação de limites de emissão de ruídos em valores mais rígidos em níveis estadual e municipal. De acordo com o ministro, a lei de Itapetininga está em conformidade com a disciplina federal, tratando-se, na verdade, de uma regulamentação mais protetiva, levando em conta os impactos negativos à saúde e ao meio ambiente.

Fux considerou que a proibição é adequada e proporcional, uma vez que busca evitar os malefícios causados pelos efeitos ruidosos da queima de fogos a pessoas com hipersensibilidade auditiva no transtorno do espectro autista, crianças, idosos e pessoas com deficiência, além dos animais. 

Segundo o ministro, a lei não inviabiliza o exercício de atividade econômica, pois a restrição se aplica apenas aos artefatos que produzam efeitos ruidosos, permitindo espetáculos de pirotecnia silenciosos. A tese de repercussão geral aprovada foi a seguinte: "É constitucional - formal e materialmente - lei municipal que proíbe a utilização de fogos de artifício e outros artefatos pirotécnicos que produzam barulho."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES