STF nega pedido para arquivar inquérito sobre Cássio Cunha Lima

Ele é alvo por suposta prática de crime contra a ordem tributária

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta terça-feira (6) um pedido da defesa do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) para arquivar um inquérito no qual o parlamentar tucano é alvo por suposta prática de crime contra a ordem tributária

O inquérito foi aberto em 2010 a partir de um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que apontava movimentações financeiras suspeitas envolvendo o senador paraibano.

Neste ano, a relatora do caso no STF, ministra Rosa Weber, encaminhou a investigação para a primeira instância da Justiça na Paraíba porque as suspeitas ocorreram antes de Cunha Lima assumir o mandato de senador. Como foi derrotado em outubro na tentativa de reeleição, o tucano perderá o foro privilegiado a partir de fevereiro.

A defesa do senador paraibano, no entanto, recorreu da decisão para pedir o arquivamento do caso sob a alegação de que, passados quase nove anos da investigação, ainda não teriam sido colhidas provas contra Cunha Lima.

A maioria dos ministros da Segunda Turma ponderou que o Ministério Público, que conduz a apuração, aguarda uma perícia sobre registro de transações bancárias, obtida por meio de quebra do sigilo. Por isso, os magistrados decidiram manter a decisão de Rosa Weber que havia enviado o caso à primeira instância. Caberá ao juiz da Parabaíba analisar se a investigação deve continuar.

Votaram contra o arquivamento do inquérito e envio do caso à primeira instância os ministros Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Marco Aurélio. Alexandre de Moraes votou a favor do arquivamento.

Na avaliação de Moraes, nas "idas e vindas" do inquérito, não foram encontradas provas contra o parlamentar tucano. Para ele, se surgissem, o caso poderia ser reaberto. A maioria dos integrantes da Primeira Turma, entretanto, decidiu manter a investigação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES