STF solicita dados de relatório contra jornalistas e parlamentares

Para a legenda partidária, o monitoramento das redes sociais de parlamentares e jornalistas é uma grave lesão ao preceito de liberdade de expressão, da manifestação do pensamento e do livre exercício profissional.

Cármen Lúcia, ministra do STF, deu 48 horas para que governo se pronuncie sobre o caso | Imagem: Nelson Jr./SCO/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Carmén Lúcia deu 48 horas para que a Segov (Secretaria de Governo) e a Secom (Secretaria de Comunicação) da Presidência da República informem sobre a produção de relatórios contra jornalistas e parlamentares, feitos a partir do monitoramento das redes sociais. A ADFP (Arguição de Descumprimentos de Preceito Fundamental) foi ajuizada pelo Partido Verde (PV) com o intuito de impedir que o governo federal proseguisse com a prática. 

Para a legenda partidária, o monitoramento das redes sociais de parlamentares e jornalistas é uma grave lesão ao preceito de liberdade de expressão, da manifestação do pensamento e do livre exercício profissiona.

Cármen Lúcia, ministra do STF, deu 48 horas para que governo se pronuncie sobre o caso - Imagem: Nelson Jr./SCO/STF

A ação usou como base uma matéria publicada pela revista Época, no dia 20 de novembro de 2020, na qual constava que ao menos 116 parlamentares tiveram as redes monitoradas a pedido da Segov. Entre os monitorados estavam 105 deputados federais, nove senadores, uma deputada estadual e um vereador. 

De acordo com o PV, existem indícios de desvio de finalidade na contratação de uma empresa privada, com verba pública. Com base na suspeita, o MP (Ministério Público) solicitou que o TCU (Tribunal de Contas da União) apure se a medida atende ao interesse público.

Monitoramento feito com dinheiro público 

De acordo com notícia publicada pela revista Época, em novembro de 2020, o Palácio do Planalto monitorou com dinheiro público as redes sociais de parlamentares de oposição e governistas, além de profissionais da imprensa. O objetivo do governo seria mapear o comportamento digital para que diferentes órgãos do governo acompanhassem os passos dos monitorados. 

Os relatórios tinham caráter sigiloso e teriam sido produzidos sob a encomenda da Segov e da Secom ao longo dos meses de fevereiro, março e abril de 2020. 

O monitoramento diário, intitulado Parlamentares em foco, era enviado para Luiz Eduardo Ramos, Fabio Wajngarten e outras autoridades do Planalto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES